Notícias / Academia Brasileira de Letras reconhece 'Criptomoeda' como uma palavra oficial da Língua Portuguesa

Academia Brasileira de Letras reconhece 'Criptomoeda' como uma palavra oficial da Língua Portuguesa

Publicado em 26/07/2021 às 15:38

A Academia Brasileira de Letras, ABL, a principal instituição responsável por preservar as normas da língua portuguesa, anunciou a atualização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, (VOLP) e incluiu o termo 'criptomoeda'

 

A Academia Brasileira de Letras, ABL, a principal instituição responsável por preservar as normas da língua portuguesa, anunciou a atualização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, (VOLP).

O Volp é um levantamento de palavras existentes na língua, com indicação da grafia correta e, pela primeira vez, o vocabulário contará com a palavra "criptomoeda". 

A sexta edição do Volp está disponível para consulta online, no site da academia. O conteúdo pode ser acessado também pelo aplicativo oficial do Volp (disponível no Google Play e na App Store). Essa é a primeira atualização da publicação desde a 5ª edição, lançada em 2009.

 

A Comissão de Lexicologia e Lexicografia da ABL, presidida por Evanildo Bechara, vem reunindo novos vocábulos colhidos em textos literários, científicos e jornalísticos ou recebidos como sugestão por quem consulta o Volp.

Ainda segundo a ABL, a obra foi atualizada com o objetivo de oferecer ao público uma edição em dia com a evolução da língua, de modo a refletir as mudanças da sociedade.

Além de criptomoedas, telemedicina, ciberataque, judicialização, covid-19, pós-verdade, negacionismo, necropolítica, gentrificação e ciclofaixa também foram verbetes acrescidos ao Volp.

 

Ainda foram registrados novos estrangeirismos como botox, bullying, compliance, crossfit, home office, lockdown, podcast e emoji.

De acordo com a ABL, muitos dos acréscimos feitos no Volp se referem a termos oriundos do desenvolvimento científico e tecnológico, do contexto da pandemia do novo coronavírus, do registro mais abrangente de nomes de povos indígenas, assim como de termos técnicos das diversas áreas do conhecimento e novos vocábulos de uso comum, sempre de acordo com os critérios de formação de palavras da língua-padrão.

Com 382 mil entradas, o novo Volp tem mil palavras novas, além de correções e informações complementares nos verbetes, como acréscimos de ortoépia (pronúncia correta), variadas possibilidades de plural e, em alguns casos, significados diversos para palavras que têm a mesma grafia ou mesma pronúncia (homonímia) ou grafia e pronúncia parecidas (paronímia), visando desfazer dúvidas e ambiguidades.

Como surgiu o termo criptomoeda?


Embora a primeira proposta de uma moeda virtual tenha surgido em 1982 com David Chaum e o eCash a primeira vez que o termo criptomoeda surgiu foi em 1998.

Naquele ano, Wei Dai começou a pensar em desenvolver um novo meio de pagamento que utilizasse um sistema criptográfico e cuja principal característica fosse a descentralização.

 

A proposta de Dai era criar o b-money, que inclusive consta no whitepapper do Bitcoin como uma das referência de Satoshi Nakamoto. Hoje, o Wei, a menor unidade do Ethereum (ETH), é uma homenagem a Wei Dai.

O conceito de um sistema de pagamento descentralizado usando criptografia, proposto por Wei Dai, é a pedra angular de todas as criptomoedas modernas.

CASSIO GUSSON
 

Fonte: https://cointelegraph.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet