Notícias / Bitcoin falhou miseravelmente como moeda, diz o 'reitor de finanças' da NYU

Bitcoin falhou miseravelmente como moeda, diz o 'reitor de finanças' da NYU

Publicado em 30/06/2021 às 11:14

O crítico em série do Bitcoin mais uma vez rejeitou a proposta de valor do BTC como uma forma de moeda.

 

Aswath Damodaran, professor de finanças da Stern School of Business da New York University, reiterou suas críticas ao Bitcoin (BTC).

Aparecendo no episódio 10 da Moneycontrol Masterclass programa, o professor da NYU dobrou para baixo em seu repúdio de longa data de Bitcoin como moeda.

De acordo com Damodaran, o uso limitado do Bitcoin em microtransações vai contra as alegações de que o BTC é viável como forma de dinheiro, afirmando:

“Uma boa moeda, na minha opinião, é aquela que é usada para comprar café, comprar sua casa, comprar um carro e, por esse motivo, o Bitcoin falhou, e não apenas falhou, falhou miseravelmente.”

Para o professor da NYU apelidado de “reitor da finanças” de Wall Street, a única reivindicação do Bitcoin à fama está nos retornos obtidos pelos primeiros investidores. “Quando encontro entusiastas do Bitcoin, eles parecem empurrar a noção de que o Bitcoin é uma grande moeda porque ganharam muito dinheiro com isso”, disse Damodaran.

O professor da NYU já havia oferecido variantes semelhantes desse comentário anti-Bitcoin em torno do BTC não ser uma forma viável de moeda. Durante a corrida do mercado em alta de 2017, Damodaran argumentou que o crescimento da capitalização de mercado não era uma métrica adequada para determinar o sucesso do Bitcoin.

Em abril, Damodaran identificou a volatilidade e os altos custos de transação como os principais obstáculos à viabilidade do Bitcoin como meio de troca. A crítica do professor da NYU, entretanto, não explica a crescente adoção do BTC em face da censura financeira em muitos lugares do mundo.

 

Além de descartar o Bitcoin como moeda, Damodaran também discordou da noção de que o BTC é uma proteção contra a inflação. Segundo o professor da NYU, o BTC se comportou como uma ação de risco durante a turbulência do mercado em março de 2020.

Damodaran não mencionou que o Bitcoin fechou 2020 com um aumento de preço de sete vezes em relação ao crash da Quinta-feira Sangrenta de março de 2020.

O pivot do professor de criticar o Bitcoin como moeda para repudiá-lo como uma classe de ativos também parece ser um tema emergente. Em maio, Damodaran afirmou que o Ether (ETH) tinha uma chance melhor de se tornar uma mercadoria do que o BTC.




OSATO AVAN-NOMAYO
 

 

Fonte: https://cointelegraph.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet