A taxa de financiamento do Bitcoin (BTC) caiu para níveis não vistos desde setembro de 2020, já que o preço do Bitcoin despencou abaixo de US $ 52.000 neste domingo (18). O trader e analista da Quant Lex Moskovski diz que mostra que o medo voltou ao mercado.
De acordo com os dados da Glassnode, a taxa média de financiamento de contratos futuros de Bitcoin em todas as bolsas caiu para cerca de -0,03% hoje.
As bolsas de futuros de Bitcoin usam um mecanismo chamado "financiamento" para atingir o equilíbrio no mercado.
O funcionamento do mecanismo é simples, se houver mais comprados ou vendidos no mercado, a taxa de captação sobe e vice-versa.
Como tal, quando a taxa de financiamento torna-se negativa, significa que a maior parte do mercado está vendendo Bitcoin a descoberto, indicando medo no mercado.
Moskovski disse:
"Uau, já se passou muito tempo desde que vimos financiar esse negativo. Medo."
No início desta semana, o Bitcoin estava pairando em torno de US $ 64.000 em antecipação ao anúncio de oferta pública da Coinbase. No ponto mais baixo deste domingo (18), o BTC caiu para US$ 50.000.
Do ponto mais alto ao mais baixo do dia, o preço do Bitcoin variou quase 15% em relação ao dólar estadunidense.
O sentimento do mercado pode mudar muito rapidamente porque muitos traders usam alta alavancagem nas principais exchanges.
Durante a semana de cotação pública da Coinbase, a taxa de financiamento do Bitcoin ficou estável em 0,1% a 0,15% nas principais bolsas de futuros como Binance e Bybit.
Isso mostra que muitos corretores estavam ansiando ou comprando Bitcoin agressivamente, tornando o mercado de futuros incrivelmente superaquecido.
Quando isso acontece, o incentivo para vender Bitcoin a descoberto aumenta maciçamente e coloca o mercado em risco de uma grande cascata de liquidações.
Especulou-se nas últimas 48 horas que a queda abrupta na taxa hash da rede de blockchain Bitcoin levou à queda de preço.
Na última sexta-feira (16), as principais instalações de mineração e pools chinesas foram interrompidas depois que a região de Xinjiang passou por apagões eletrícos.
Consequentemente, a taxa de hash do Bitcoin caiu rapidamente depois disso, levando a preocupações de que isso prejudicaria o sentimento do mercado em torno do BTC.
No entanto, Adam Cochran, sócio da Cinneanhaim Ventures, disse que a queda na taxa de hash do Bitcoin provavelmente não fez com que o preço do BTC caísse. Ele disse:
"A ideia de que uma queda de energia na noite passada em uma região de mineração na China levou à queda no preço do BTC é um total absurdo, assim como os gráficos de correlação espúrios acima. Mas ainda pior, quando você executa a matemática *não há correlação*. Se alguém está confiante em uma correlação e tem dados suficientes para fazer um gráfico, peça-lhes os recibos. Se eles não têm ideia de como executar um teste de regressão, então eles não sabem realmente se está correlacionado ou não. "
Se a queda do preço do Bitcoin não foi causada por fatores fundamentais, mas puramente técnica, como resultado de um mercado de futuros superlotado, o caso de uma recuperação rápida se fortalece.
No curto prazo, é favorável para o Bitcoin permanecer em torno da área de suporte de US$ 56.000, à medida que o mercado futuro se recompõe e as taxas de financiamento se estabilizam.