Notícias / Os 4 protocolos mais emergentes do mercado cripto

Os 4 protocolos mais emergentes do mercado cripto

Publicado em 31/05/2021 às 09:57

 

É claro que este assunto é vasto e polêmico.

Dizer que um protocolo cripto é melhor ou mais funcional que o outro é relativo e causa muita controversa e discussões.

Ainda por cima quando se são elencados protocolos e neste meio não está o Bitcoin.

Deixando a maior criptomoeda de lado, ao menos nesta reportagem, recentemente diversos sites e revistas de notícias têm abordado o contexto de 4 criptoativos com mais frequência, os elencando como promissores para o ecossistema cripto.

É claro que para a projeção correta destas afirmações e análises se leva tempo, adesão, desenvolvimentos, entrega de resultados, usabilidade, conhecimento e diversos outros fatores.

Mas é evidente passando pelas mídias informativas que o nome destes 4 protocolos está em alta, ao menos no mundo das expectativas.

Sem mais delongas, tratam-se dos protocolos da rede Ethereum, Cardano, PolkaDot e Uniswap.

Ethereum

O Ethereum sem sombra de dúvidas já é uma realidade.

A plataforma que dá suporte a tokens diversos, contratos inteligentes, exchanges descentralizadas, NFTs, entre outras funcionalidades, não para de crescer.

Esta semana os endereços que fazem “hodl” mínimo (0,01 ETH ao menos) do token ETH quebraram o recorde histórico.

São mais de 15,7 milhões de endereços.

As propostas de melhorias da rede, as tentativas de conter as altas taxas de transações, e todo o processo de transição para o ETH 2.0 são uma imensa promessa para a rede.

Principalmente por causa da recente discussão sobre a emissão de carbono do processo de mineração, uma vez que o ETH 2.0 deixará de ser à prova de trabalho (PoW) e passará a ser não minerável, ou à prova de participação (PoS).

Mas outros protocolos estão se solidificando no mercado, e dois deles farão as mesmas coisas que a rede ETH.

Ao menos prometem, e com inovações.

Cardano

Na rede Cardano o primeiro testnet da implementação Alonzo fo lançado.

Esse é mais um passo rumo à implantação de contratos inteligentes na rede.

A implementação completa deverá ser entregue em setembro, e tem a real possibilidade de acontecer, uma vez que o protocolo Cardano tem cumprido as metas de entrega de processos e projetos após longos períodos de atrasos.

O testnet Alonzo a princípio está disponível para um número limitado de operadores de pool de apostas, para membros da rede Plutus (de contratos inteligentes), e alguns parceiros.

Com o testnet concluído em esperados 4 meses, será possível serem implementadas diversas funcionalidades na rede Cardano, como os aplicativos financeiros descentralizados.

Um outro passo que está próximo a ser dado é o início dos testes da migração de tokens ERC-20 para a blockchain da Cardano, previstos para serem iniciados em 2 meses.

PolkaDot

Com relação à rede PolkaDot houve a melhora no número de validadores de rede que cresceu de forma orgânica e não devido à alta dos preços últimos 4-5 meses.

Tanto é fato que mesmo com as quedas gerais do mercado neste período o número de validadores da rede continuou crescendo.

Seus proxys são são garantidos por um conjunto de 1.097 validadores, com mais de 25.000 nomeadores ativos.

A rede Polkadot está conseguindo finalizar blocos com 3,75 milhões de transações com mais de 344.000 contas ativas.

O seu principal projeto, o das parachains, que é sustentado pela rede Kusama tem conseguido produzir mais de 7,6 milhões de blocos em mais de 100.000 contas ativas.

Uniswap

Já o protocolo Uniswap trouxe a atualização V3 agora em maio e está funcionando junto com a rede V2.

O volume de transações da rede V3 já é grande.

Com ambas as redes rodando em paralelo houve um aumento recorde no volume de transações na rede agora no mês de maio.

Já são mais de US$ 65 bilhões de dólares; número bem maior do recorde anterior atingido em janeiro de 2021 (US$ 26 bilhões de dólares).

O ecossistema de exchanges descentralizadas ocupado pelo Uniswap corresponde a mais de 50% do mercado.

Apenas para compreender melhor o que isto representa, cerca de 25% de todas as transações na rede Ethereum são provenientes de atividades dentro da plataforma Uniswap.

Com o V3 agora o Uniswap recebe mais que o dobro de agregadores semanais em fluxo na rede, concentrados nos pares ETH/USDC, ETH/USDT, USDC/USDT e ETH/WBTC.

Estes protocolos são vistos como amplamente em alta devido à projeção de evolução das finanças e investimentos descentralizados principalmente através de aplicativos e exchanges descentralizadas.

Como as Bolsas e exchanges centralizadas estão vendo parte de sua fatia de investimentos diminuir devido ao advento das DeFis, é bem provável que a médio e a longo prazo estes 4 protocolos supracitados sejam os mais utilizados no ecossistema criptográfico.

Cabe ressaltar que a Binance Smart Chain também têm sido muito falada recentemente, mas as inferências são contrárias uma vez da desconfiança em sua real descentralização, e devido aos ataques maliciosos que os protocolos em sua plataforma tem sofrido.

A grande estima para estes 4 protocolos citados está no desenvolvimento tecnológico destas redes, que apesar de serem lentos, principalmente por conterem vertentes importantes e minuciosas, uma vez que são incorporados o aumento de preço e usuários é geralmente agravado.
 

Fonte: https://bitnoticias.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet