Notícias / Banco Central faz live hoje sobre como o Real Digital vai afetar a vida dos brasileiros

Banco Central faz live hoje sobre como o Real Digital vai afetar a vida dos brasileiros

Publicado em 07/08/2023 às 12:27

Apresentação no YouTube do BC terá Fábio Araújo, coordenador do Real Digital, e Aristides Cavalcante, chefe do departamento de tecnologia, explicando usos da CBDC voltados para a população

O Banco Central irá fazer uma live nesta segunda-feira (7) explicando como o projeto do Real Digital irá afetar a vida dos brasileiros. A apresentação será às 14h, com transmissão ao vivo no canal de YouTube da entidade e será feita por Fábio Araújo, coordenador do Real Digital, e Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do departamento de tecnologia e informação do BC. 

Até o momento, ao apresentar os planos para o Real Digital, o Banco Central focou sua atuação no sistema financeiro e em investimentos. A projeto prevê que entidades autorizadas criem a CBDC, que será registrada em uma Distributed Ledger Technology (tecnologia da qual a blockchain faz parte) e, à partir disso, comecem a permitir operações como compra e venda de títulos do tesouro público entre pessoas físicas de forma rápida e direta na superfície — por trás, haverá toda a infraestrutura web3 de queima, criação e registro de tokens. 

Nesse processo, os cidadãos poderão usar o Real Tokenizado, que será uma representação do Real Digital, que é de fato a CBDC do Banco Central e será manuseada apenas pelas autoridades financeiras autorizadas. 

Reportagem do Portal do Bitcoin detalhou os três casos de uso que o Banco Central está testando no Piloto do Real Digital, que já está em andamento e irá ser concluído em março do ano que vem.

BC poderá congelar contas e mexer em saldos

No começo de julho, o Banco Central publicou o projeto piloto do Real Digital no portal GitHub. Isso permitiu o início de uma auditoria pública sobre o código do sistema e os desenvolvedores descobriram a existência de uma série de funções presentes dentro do contrato inteligente dessa versão de testes.

Entre as ferramentas que o BC tem com o código estão congelar contas de usuários, diminuir saldos de endereços-alvo, confiscar e cunhar novas unidades da moeda digital.

“Segundo a legislação brasileira, a justiça, na devida condução de processos judiciais, tem a prerrogativa de congelar ou arrestar valores mantidos no SFN. Essas funcionalidades, portanto, existem atualmente no SFN e deverão ser reproduzidas na plataforma do Real Digital de modo a garantir sua compatibilidade com a legislação em vigor”, disse o BC em resposta ao Portal do Bitcoin.
 
Fernando Martines

Fonte: https://portaldobitcoin.uol.com.br/

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet