Notícias / Brasil pode se beneficiar da falta de clareza para cripto nos EUA, diz CEO da Coinbase

Brasil pode se beneficiar da falta de clareza para cripto nos EUA, diz CEO da Coinbase

Publicado em 31/05/2023 às 12:02

O Brasil é um dos países que estão competindo para se tornar centros para o mercado de criptomoedas. Por isso, pode se beneficiar da falta de clareza para cripto nos Estados Unidos. Foi o que afirmou o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, em um artigo publicado na terça-feira (30).

De acordo com o executivo, o fato de os EUA não fornecerem regras claras, sobretudo para as empresas de criptoativos, coloca em risco o “papel consagrado da América como líder financeiro global e um centro de inovação”.

EUA podem perder papel de líder financeiro global

Para o CEO da Coinbase, a turbulência recente do mercado de ativos digitais fez com que os formuladores de políticas ficassem tentados a considerar este setor instável. No entanto, ao fazê-lo, os reguladores estariam “perdendo o quadro maior”, segundo Armstrong.

“Nós e outros do setor pedimos aos formuladores de políticas e reguladores que nos deem a clareza regulatória necessária para garantir a proteção do consumidor e cumprir a promessa em cript. Mas, em vez de novas regras robustas que ajudariam nesses esforços, estamos recebendo ameaças de ações de fiscalização”, disse ele.

Conforme destacou o executivo, ao impor políticas restritivas, os EUA estão “expulsando” a inovação cripto para o exterior. Ele acredita que essa mudança comprometerá o legado do país de avanços tecnológicos pioneiros. Além disso, enfraquecerá a postura de segurança nacional.

No texto, ele também destacou o papel da tecnologia blockchain como uma tecnologia transformadora que pode revolucionar uma ampla gama de setores para além dos serviços financeiros.

Ameaça vinda da China

De acordo com o executivo, os investimentos públicos dos EUA enfatizaram que a nação está em melhor posição para salvaguardar os interesses econômicos de seu povo, proteger seus interesses nacionais e propagar seus valores. No entanto, devido à falta de clareza regulatória, o país enfrenta uma nova ameaça vinda da China.

“Dois gigantes tecnológicos chineses, Alipay e Tencent, oferecem sistemas de pagamento integrados com acesso direto e instantâneo a uma variedade de serviços. O Partido Comunista Chinês está promovendo essas plataformas poderosas e de rápido crescimento em todo o mundo (…) E com o recente lançamento de seu yuan digital, a China pretende desafiar diretamente o dólar americano e seu papel no comércio mundial.”

O CEO da Coinbase também afirmou que, em meio a esse avanço chinês, Hong Kong está se posicionando como um hub cripto global. Mas ele diz que não é só a China que pode ver as possibilidades. Brasil, Austrália, Japão e outras nações também disputam seu espaço no setor de criptomoedas.

Brasil compete para se tornar centro de cripto

Conforme destacou o executivo, as criptomoedas têm o potencial de modernizar as finanças e vários outros setores. E isso vai desde cadeias de suprimentos até as mídias sociais, oferecendo uma plataforma mais rápida, barata, privada e acessível.

Reconhecendo isso, as capitais financeiras tradicionais, incluindo Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Brasil, Japão, União Europeia, Austrália e Cingapura, também estão competindo para se tornar centros de cripto, segundo ele.

Para Armstrong, as criptomoedas podem desempenhar um papel significativo no estímulo à economia americana e na promoção dos valores democráticos em todo o mundo. Nesse sentido, se os EUA falharem agora, “a próxima geração pagará o preço”.

“Trazer a inovação de cripto e blockchain de volta aos EUA daqui a uma década exigirá um esforço colossal e sustentado que pode não ter sucesso. Mas podemos nos salvar dessa luta se cabeças mais frias prevalecerem e trabalharmos juntos. Vamos modernizar nosso sistema financeiro e reafirmar nosso papel como líder global em tecnologia, em vez de abdicar dele”, concluiu.

 

Lorena Amaro

 

 

Fonte: https://www.criptofacil.com

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet