Notícias / Binance alerta sobre criminosos que usam deepfakes para burlar sistema de segurança KYC

Binance alerta sobre criminosos que usam deepfakes para burlar sistema de segurança KYC

Publicado em 24/05/2023 às 12:25

O chefe do serviço de segurança da Binance, Jimmy Su, alertou que os criminosos cibernéticos estão usando novas e mais avançadas tecnologias para invadirem contas de usuários e furtarem criptoativos.

Uma dessas novas técnica usadas é a deepfake, onde os criminosos usam a técnica para burlar o sistema de conheça seu cliente (KYC) e verificação do usuário.

De acordo com Su ‘algumas verificações exigem que o usuário, por exemplo, pisque o olho esquerdo ou olhe para a esquerda ou para a direita, olhe para cima ou para baixo. Hoje, os deepfakes são avançados o suficiente para executar esses comandos’.
 

DeepFake usado para burlar sistemas de segurança

Deepfake é uma técnica usada para fazer montagens de vídeos usando o rosto de outras pessoas, e habitualmente é usado com imagens de famosos e políticos. Entretanto, passou a ser usado para crimes cibernéticos como nas invasões de perfis nas exchanges.

Com o avanço da tecnologia de inteligência artificial criar vídeos falsos e bastante realistas se tornou uma prática fácil.

Assim, Su disse que usar a tecnologia para gerar imagens falsas facilitou o uso de vídeos para burlar sistemas de segurança das exchanges. As imagens geradas podem responder corretamente às instruções de áudio projetadas para testar se um usuário é real ou não.
 

De acordo com Su, as deepfakes podem fazer isso em tempo real. Atualmente ‘os hackers estão procurando uma foto normal da vítima em algum lugar da rede’.

O chefe de segurança da Binance alertou os usuários dizendo que ‘com a ajuda de um deepfake os invasores criam um vídeo e contornam os bloqueios’.

No ano passado, por exemplo, criminosos cibernéticos tentaram persuadir com deepfake desenvolvedores de protocolos cripto usando a imagem de Patrick Hillmann, diretor de relações públicas da Binance.

Jorge Siufi

 

Fonte: https://bitnoticias.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet