Notícias / Projeto de Crypto Rial do Irã entra em fase de teste

Projeto de Crypto Rial do Irã entra em fase de teste

Publicado em 15/03/2023 às 17:20

O projeto para emitir uma versão digital do fiduciário nacional iraniano, também conhecido como “cryptorial”, está entrando em fase de teste, revelou esta semana o chefe do departamento de supervisão de sistemas de pagamento do Banco Central do Irã (CBI).

Citado pelo Instituto de Pesquisa Monetária e Bancária (MBRI) do regulador, Mohammad Reza Mani Yekta disse, sem dar mais detalhes, que a fase pré-julgamento terminou com algumas conquistas. Ele falava durante uma conferência dedicada a bancos eletrônicos e sistemas de pagamento.

Na segunda-feira, primeiro dia do fórum, Mani Yekta também observou que mais de 90 bancos centrais estão trabalhando em projetos na área de blockchain. A autoridade monetária iraniana deu os primeiros passos nesse sentido, principalmente em termos de medidas técnicas, em 2017, destacou.

Lembrou que o CBI tem vindo a abordar vários temas como a gestão dos desafios económicos relacionados com os micropagamentos e a estudar vários outros aspetos. Ele também comentou que o primeiro lançamento do rial digital foi realizado em setembro de 2022, quando o banco anunciou o início do lançamento piloto do CBDC.

A moeda emitida foi distribuída entre bancos nacionais e comerciais que possuem a infra-estrutura necessária e estão prontos para prestar serviços relevantes ao público. “As regras que regem o rial digital são consistentes com as regras das cédulas de rial”, acrescentou o executivo.

Além de sua moeda digital, o Banco Central do Irã tem considerado a potencial criação de uma stablecoin lastreada em ouro para uso em acordos internacionais. O assunto foi discutido com autoridades de Moscou, segundo relatos da imprensa russa no início deste ano. Ambas as nações são sancionadas pelos governos ocidentais.

Fonte: https://www.universidadedobitcoin.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet