Notícias / Volume de negócios com criptomoedas cresce na Rússia

Volume de negócios com criptomoedas cresce na Rússia

Publicado em 13/03/2023 às 16:41

A rotatividade de criptoativos na Rússia está crescendo, de acordo com Yury Chikhanchin, diretor do Serviço Federal de Monitoramento Financeiro da Federação Russa ( Rosfinmonitoring ), que relatou ao presidente Vladimir Putin sobre as operações atuais da agência.

O cão de guarda está monitorando as atividades de mais de 25.000 participantes em transações criptográficas, revelou o executivo em uma reunião com o chefe de estado. O serviço também identificou cerca de uma dúzia de organizações financeiras que prestam assistência a eles.

Citado pelo portal de notícias de negócios RBC, Putin observou que onde quer que dinheiro ou novos instrumentos financeiros apareçam, também aparecem “vigaristas”. Chikhanchin admitiu que o uso de criptomoeda está aumentando na Rússia na ausência de regulamentação abrangente.

“Acreditamos que o volume de negócios da criptomoeda hoje é de mais de 630.000 bitcoins”, detalhou sem dar mais detalhes. Nas taxas atuais, essa quantidade de BTC se aproxima de US$ 13 bilhões em equivalente fiduciário. De acordo com uma estimativa citada pelo Banco da Rússia em 2021, o volume anual de transações criptográficas feitas pelos russos na época era de cerca de US$ 5 bilhões.

A Rosfinmonitoring realizou cerca de 120 investigações relacionadas a cripto e iniciou mais de 60 casos criminais. Chikhanchin apontou que isso foi possível graças ao lançamento da nova plataforma 'Transparent Blockchain' da Rússia.

“Há um ano, o serviço só conseguia rastrear bitcoin, mas usar esse sistema permite que você veja os movimentos de mais de 20 criptoativos diferentes”, explicou o funcionário. A ferramenta de análise criptográfica está atualmente passando por testes no Ministério de Assuntos Internos, no Serviço Federal de Segurança e no Comitê Investigativo. Outros países da Comunidade de Estados Independentes demonstraram interesse em obtê-lo.

O Transparent Blockchain foi empregado nos esforços para fechar o mercado darknet Hydra, como parte da cooperação com agências de aplicação da lei e representantes de organizações de inteligência financeira de outras nações.

O site foi retirado do ar no início de abril de 2022, quando as autoridades alemãs apreenderam seus serviços em uma operação conduzida com o apoio dos Estados Unidos. Um suposto administrador, o cidadão russo Dmitry Pavlov, foi preso no final daquele mês.

Fonte: https://www.universidadedobitcoin.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet