Notícias / Nova atualização na Ethereum vai permitir recuperação de acesso a carteiras

Nova atualização na Ethereum vai permitir recuperação de acesso a carteiras

Publicado em 10/03/2023 às 12:01

Os desenvolvedores da Ethereum surpreenderam o mercado na última semana com o lançamento de uma atualização que busca melhorar aspectos ligados à segurança da rede, em especial no acesso a contas. A expectativa é que a novidade permita também recuperar acessos perdidos no blockchain.

A atualização foi designada como ERC-4337 e havia sido proposta em 2021 por alguns dos principais nomes ligados ao blockchain, incluindo Vitalik Buterin, um dos seus fundadores. A proposta buscava conectar as carteiras digitais armazenadas no blockchain com contratos inteligentes.

O recurso da Ethereum, chamado de "abstração de conta", permite que os usuários tenham mais controle em relação às formas de acessar as carteiras. Tradicionalmente, o acesso depende de uma chave privada, uma espécie de senha que é armazenada de diversas formas, desde espaços na nuvem até anotações em papel.
 
Entretanto, essas chaves não podem ser alteradas. Por isso, caso elas sejam perdidas, o usuário perde o acesso tanto à carteira quanto a todos os criptoativos guardados nela. A ideia da abstração de conta é usar contratos inteligentes programáveis como outro forma de acessar carteiras, contando com validadores especializados.

A atualização foi feita por meio de um contrato inteligente e não representou nenhuma alteração no protocolo base da Ethereum. Além disso, ela teve uma escala menor que o próximo conjunto de mudanças que deverão ser implementadas no blockchain por meio da Shanghai.

Inicialmente, a Shanghai estava prevista para ser implementada em março de 2023, mas os desenvolvedores responsáveis postergaram a realização dela para abril. Mesmo assim, testes com as mudanças já foram implementados e foram bem-sucedidos.

A principal novidade que a Shanghai vai trazer é a possibilidade dos validadores da Ethereum poderem sacar os ethers que estão depositados no blockchain. O depósito, conhecido como staking, é necessário para que eles assumam a função de verificar as informações registradas na rede e recebam recompensas por isso.

O processo faz parte do novo mecanismo de consenso da rede, a prova de participação (proof-of-stake, em inglês). Ela foi introduzida no blockchain em setembro de 2022, com outra atualização relevante, o The Merge. Desde então, os validadores ainda não conseguem sacar os ethers que depositaram para assumir a função.

Fonte: https://www.universidadedobitcoin.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet