Notícias / SEC processa Terraform Labs e Do Kwon por crimes contra o sistema financeiro

SEC processa Terraform Labs e Do Kwon por crimes contra o sistema financeiro

Publicado em 17/02/2023 às 12:16

A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA entrou com processo contra a empresa Terraform Labs e seu CEO, Do Kwon, por ‘organizar uma fraude multibilionária’.

Conforme consta no processo, Do Kwon e sua empresa estavam oferecendo e vendendo ‘um conjunto interconectado de valores mobiliários digitais em transações ilegais’.

A entidade regulatória citou o colapso da stablecoin algorítmica UST, e a criação posterior do token USTC e da criptomoeda LUNC, associada à LUNA.

 

SEC contra Terraform Labs

‘Do Kwon e Terraform Labs falharam em fornecer ao público informações completas, abertas e confiáveis ​​sobre LUNA e UST’, disse Gary Gensler, presidente da SEC.

Além disso, Gensler disse que ‘Kwon e a administração da Terraform Labs cometeram fraude ao atrair investidores com alegações falsas’.

Segundo a SEC, ao manipularem informações conseguiram ‘ganhar credibilidade, mas depois causaram grandes perdas aos investidores’.

Assim, a SEC está processando Do Kwon e Terraform Labs por violarem o Securities Act e o Exchange Act.

 

No mais, o processo também inclui a promoção do Anchor Protocol, que oferecia aos investidores uma recompensa de 20% por depósitos na UST e USTC.

‘Os réus tentaram nos impedir de obter informações importantes sobre seus negócios. Este caso demonstra até onde algumas empresas de criptomoeda estão dispostas a ir para evitar o cumprimento das leis de valores mobiliários’, concluiu Gensler.

 

O colapso da LUNA e da UST

No ano passado a criptomoeda LUNA e a stablecoin UST figuravam entre as Top 10 em capitalização de mercado e eram consideradas promessas no ecossistema de ativos criptográficos.

A empresa Terraform Labs tinha o intuito de criar uma plataforma para o lançamento de stablecoins algorítmicas, assim como a UST.

Entretanto, devido à grave perda do peg da UST (que entrou em ‘espiral da morte’), a stablecoin colapsou e trouxe consigo a criptomoeda LUNA, que servia como principal lastro para a UST.

 

Com perdas de mais de 99,9% de valor destes ativos digitais o protocolo Terra sucumbiu, o que gerou uma forte crise ao mercado que já vivenciava o inverno cripto.

Muitos investidores perderam dinheiro com o ocorrido, e Do Kwon e a empresa Terraform Labs passaram a ser investigados na Coreia do Sul.

Do Kwon acabou foragido e inclusive sofreu ameaças de morte. Há provas de que Do Kwon manipulou o mercado, o que levou a SEC a investigar a Terraform Labs e impetrar esta ação legal agora.

Jorge Siufi

 

 

 

Fonte: https://bitnoticias.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet