Notícias / Ouro digital negociado por rublos digitais pelo Rosbank da Rússia

Ouro digital negociado por rublos digitais pelo Rosbank da Rússia

Publicado em 15/02/2023 às 17:37

O Rosbank intermediou o primeiro acordo da Rússia envolvendo a troca de ouro tokenizado com a versão digital da moeda fiduciária nacional russa, o rublo. A transação bem-sucedida demonstra o crescente interesse em ativos financeiros digitais e a necessidade de pagamentos em rublos digitais, afirmou a instituição bancária.

Rosbank e Atomyze trocam ouro e rublos em formato digital

O Rosbank, com sede em Moscou, facilitou a compra de ouro digital com a moeda digital do banco central ( CBDC ). A operação foi realizada na plataforma blockchain criada pela Atomyze, um dos vários emissores de ativos financeiros digitais (DFAs) autorizados pelo Banco da Rússia.

De acordo com um comunicado de imprensa publicado pelo banco, esta é a primeira transação desse tipo na Federação Russa, empregando a tecnologia de contabilidade distribuída e o rublo digital . Este último ainda está em desenvolvimento e testes com um lançamento completo previsto para o próximo ano.

Para emitir ou investir em DFAs, os interessados ​​precisam abrir uma conta em uma plataforma dedicada. Depois que uma oferta comercial de um ativo digital é aceita, o comprador faz o acordo com o investidor em rublos digitais, Rosbank explicou sobre o processo e acrescentou:

Essa transação demonstra o crescente interesse em ativos financeiros digitais e a necessidade de soluções confiáveis ​​e seguras para essas transações, incluindo a capacidade de pagá-las com uma nova forma da moeda nacional russa, o rublo digital.

“Estamos muito satisfeitos por ter desempenhado um papel fundamental neste negócio de ouro digital bem-sucedido, fornecendo sinergia entre dois projetos inovadores baseados em livros distribuídos, a plataforma DFA e a plataforma digital rublo”, disse Olga Makhova, diretora de inovação e análise de dados da Rosbank.

O Banco Central da Rússia até agora adicionou quatro entidades ao seu registro de organizações autorizadas a emitir DFAs. Além do serviço de tokenização Atomyze , eles também incluem a fintech Lighthouse e os maiores bancos estatais e privados da Rússia, Sberbank e Alfa-Bank .

A emissão de DFAs é atualmente regulada pela lei “On Digital Financial Assets” que entrou em vigor em janeiro de 2021. Em dezembro de 2022, a plataforma do Sberbank foi usada para emitir DFAs baseados em ouro pela primeira vez. Eles representam uma reivindicação monetária, cujas obrigações dependem dos preços do ouro físico.

Mais de uma dúzia de bancos e outras instituições financeiras estão participando da fase piloto do projeto do rublo digital. No entanto, analistas previram recentemente que os bancos comerciais na Rússia podem perder até 50 bilhões de rublos anualmente (mais de US$ 700 milhões) quando for introduzido. O Gazprombank pediu esta semana uma implementação gradual do CBDC para permitir que o sistema financeiro se adapte.

Fonte: https://www.universidadedobitcoin.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet