Notícias / Banco da Inglaterra promove consulta sobre CBDC

Banco da Inglaterra promove consulta sobre CBDC

Publicado em 13/02/2023 às 12:18

No dia 7 de fevereiro, o Banco da Inglaterra e o HM Treasury (departamento do Governo do Reino Unido responsável pelas finanças públicas e pela política econômica) publicaram um paper de consulta sobre a “libra esterlina digital”, uma moeda digital do banco central (CBDC) do Reino Unido.

Eles acrescentaram que a CBDC estaria sujeita a padrões rigorosos de privacidade e proteção de dados.

“Ela melhoraria a privacidade por design e permitiria que usuários fizessem escolhas sobre seus dados”, disse o Banco.

O Banco da Inglaterra disse que era cedo demais para decidir sobre o lançamento da libra esterlina digital, mas julgou que ela provavelmente seria necessária no futuro.

Libra esterlina digital se aproxima

A CBDC de varejo seria utilizada pelas famílias e negócios para pagamentos do dia a dia, disse o paper. Além disso, ela seria utilizada em lojas e para compras online e seria transferível entre as partes.

A libra esterlina digital coexistirá com dinheiro em espécie e será intercambiável com ele e depósitos bancários. Além disso, seria possível utilizá-la através de smartphones, o que sugere que o banco central também estaria desenvolvendo uma carteira digital.

O banco reconheceu que pagamentos em espécie estão em declínio, o que impulsionou sua busca por uma economia digital. Em 2021, pagamentos via cartões de crédito/débito representaram quase 60% dos pagamentos no Reino Unido, e 32% de todos os pagamentos foram por aproximação, segundo o paper.

Entretanto, o Banco ainda não está preparado para eliminar o dinheiro espécie, pois ele permanece popular entre diversos cidadãos.

“Cerca de 1,2 milhão de adultos do Reino Unido não têm contas bancárias, e cerca de um quinto das pessoas tem o dinheiro em espécie como seu método de pagamento preferido.”

Mais importante ainda, o paper estipulou que o Banco da Inglaterra e o governo não teriam acesso a dados pessoais. Essa declaração deve dissipar os medos de que as CBDCs estariam sendo usadas por governos como ferramentas de vigilância financeira.

Diferentemente de diversas nações asiáticas, a libra esterlina digital estaria disponível para residentes fora do Reino Unido, segundo o banco.

Entretanto, o Banco da Inglaterra é veementemente contrário a criptomoedas descentralizadas, então isso poderia ser um movimento para afastar as pessoas delas.

Um panorama das CBDCs

De acordo com o acompanhador de CBDC do Atlantic Council, 11 países já lançaram uma CBDC, e todos eles são do Caribe, com exceção da Nigéria. Além deles, 17 países estão fazendo testes, a maioria na Ásia.

O Reino Unido ainda está na fase de desenvolvimento para sua CBDC, junto com 33 outros países.

Em 7 de fevereiro, o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) anunciou que focará em CBDCs em 2023 para melhorar os sistemas de pagamento.

Fonte: https://www.universidadedobitcoin.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet