Notícias / Maior banco da Rússia planeja lançar plataforma DeFi até maio de 2023

Maior banco da Rússia planeja lançar plataforma DeFi até maio de 2023

Publicado em 08/02/2023 às 08:36

O maior banco da Rússia, o Sberbank, segue investindo no setor de ativos digitais. O banco afirmou que lançará uma plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) até o mês de maio deste ano. De acordo com um relatório da agência de notícias russa Interfax, a plataforma será inicialmente baseada na rede Ethereum, como é a blockchain do banco. Os usuários poderão acessar a plataforma por meio da extensão da carteira MetaMask.

O Sberbank adicionou suporte para a carteira MetaMask em sua plataforma blockchain em dezembro de 2022, conforme noticiou o CriptoFácil. Na prática, essa integração permite que os usuários do banco façam operações com tokens e contratos inteligentes baseados na rede do Sber.

Sberbank lança plataforma DeFi

Segundo Konstantin Klimenko, diretor de produto do laboratório blockchain do Sberbank, a rede DeFi do banco já está sendo executada em uma versão beta fechada, que se transformará em um teste aberto no mês que vem, em março.

“No final de abril, a plataforma estará totalmente aberta. E então será possível realizar algumas operações comerciais nela”, disse.

Ele acrescentou que os usuários também poderão transferir seus criptoativos de outras plataformas. Para Klimenko, as finanças descentralizadas podem substituir os serviços bancários tradicionais no futuro.

O Sberbank anunciou em novembro do ano passado os seus planos para integrar tecnicamente sua plataforma blockchain com o ecossistema DeFi baseado em Ethereum.

DeFi é um ecossistema que permite aos usuário fornecer e receber serviços análogos aos serviços financeiros usuais (crédito, seguro, gerenciamento de ativos, empréstimo), mas com base na tecnologia blockchain. Ou seja, de forma descentralizada. As transações são feitas automaticamente usando contratos inteligentes e os próprios usuários controlam seus ativos.

Sberbank no mundo cripto

Como mencionado, essa não é a primeira incursão do banco russo com sede em Moscou no universo cripto. Afinal, em março passado, a instituição financeira recebeu uma licença do banco central da Rússia para emitir e trocar ativos digitais. Alguns meses antes disso, o banco lançou o primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) blockchain da Rússia.

Em dezembro de 2022, o banco anunciou missão de uma série de ativos digitais (DFAs) lastreados ao preço do ouro. A criação destes ativos visa aumentar o número de clientes corporativos em sua plataforma, criando uma nova alternativa para a desdolarização que o país enfrenta atualmente como resultado das sanções que o país vem sofrendo desde sua invasão da Ucrânia.

O Sberbank tem mais de 110 milhões de clientes além de um milhão de clientes corporativos.

Fonte: https://www.universidadedobitcoin.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet