Notícias / Cingapura busca reduzir riscos para investidores de criptomoedas de varejo com regras restritivas

Cingapura busca reduzir riscos para investidores de criptomoedas de varejo com regras restritivas

Publicado em 28/10/2022 às 19:58

A Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) apresentou projetos de regulamentos que visam restringir o comércio de criptomoedas para investidores de varejo com o objetivo declarado de reduzir os riscos para os consumidores associados a moedas digitais descentralizadas, enquanto impulsiona o desenvolvimento de stablecoins. O banco central da cidade-estado acredita que estes últimos são credíveis como meio de troca.

As medidas propostas foram detalhadas em dois documentos de consulta publicados pela autoridade, com os quais busca feedback dos participantes do setor. O plano é introduzir as novas regras como diretrizes antes de eventualmente incorporá-las à Lei de Serviços de Pagamento.

“A negociação de criptomoedas é altamente arriscada e não é adequada para o público em geral”, argumentou o MAS. Ao mesmo tempo, reconheceu que essas moedas digitais desempenham um papel de apoio no ecossistema de ativos digitais e bani-las não seria viável.

Em um anúncio na quarta-feira, a autoridade monetária explicou que as propostas cobrem três áreas principais – acesso do consumidor, conduta nos negócios e riscos tecnológicos. Ele pretende limitar o risco de negociação especulativa, introduzindo certas obrigações para provedores de serviços de criptografia.

Essas empresas terão que garantir que seus clientes tomem decisões informadas, fornecendo divulgações de riscos, inclusive sobre flutuações de preços e ameaças cibernéticas. O banco central sugere que eles não devem permitir ou oferecer aos investidores de varejo a opção de pagar com crédito.

As plataformas de criptomoedas também serão obrigadas a manter os ativos dos clientes separados de seus próprios fundos e podem ser impedidas de emprestar ativos dos investidores a terceiros. No entanto, independentemente dessas medidas, os usuários ainda serão os responsáveis ​​por suas decisões e ações.

Os provedores de serviços de criptografia licenciados e aqueles que operam sob isenção enquanto aguardam autorização seriam obrigados a cumprir os próximos regulamentos. No entanto, as novas regras mais rígidas não se aplicariam a investidores credenciados ou institucionais.

Elogiando o potencial de stablecoins “bem regulamentadas e apoiadas com segurança” para facilitar as transações no espaço de ativos digitais, o MAS indicou que planeja expandir a estrutura regulatória para garantir sua estabilidade. Ele se concentrará na emissão de stablecoins atreladas a uma única moeda e com circulação superior a 5 milhões de dólares de Cingapura (aproximadamente US$ 3,5 milhões).

De acordo com as regras propostas, os emissores serão obrigados a manter ativos de reserva equivalentes a pelo menos 100% do valor nominal das moedas, que podem ser atrelados apenas ao dólar de Cingapura ou a qualquer moeda do Grupo dos Dez ( G10 ). Eles terão que publicar um white paper, atender a um requisito básico de capital e manter ativos líquidos. Os bancos domésticos poderão emitir stablecoins, observou a autoridade.

O mais recente movimento regulatório em Cingapura, um grande centro financeiro que também tomou medidas para se estabelecer como um hub de criptomoedas, ocorre em meio à intensificação dos esforços globais para regular a economia de criptomoedas após eventos como o colapso da stablecoin terrausd (UST) e a falência do Fundo de hedge de criptomoedas com sede em Cingapura, Three Arrows Capital.

“Os dois conjuntos de medidas propostas marcam o próximo marco no aprimoramento da abordagem regulatória de Cingapura para promover um ecossistema de ativos digitais inovador e responsável”, disse o vice-diretor administrativo de supervisão financeira da MAS, Ho Hern Shin, em comunicado. As partes interessadas foram convidadas a enviar comentários sobre as propostas até 21 de dezembro.

Fonte: https://www.universidadedobitcoin.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet