Notícias / O código-fonte do Tornado Cash retornou oficialmente ao GitHub

O código-fonte do Tornado Cash retornou oficialmente ao GitHub

Publicado em 23/09/2022 às 10:17

 

Após ter sido sancionado pelo Tesouro dos Estados Unidos, o código-fonte do misturador de criptomoedas Ethereum, Tornado Cash, retornou ao GitHub.

O protocolo de código aberto não está proibido, mas a utilização do dApp do Tornado Cash continua sob sanção

No dia 08 de agosto o Tesouro dos Estados Unidos incluiu a plataforma Tornado Cash na lista de sanções norte-americanas.

O motivo foi porque o protocolo está sendo utilizado para o crime de lavagem de dinheiro, principalmente por grupos hackers sul-coreanos.

Entretanto, por precaução a possíveis medidas legais, outras instâncias que envolvem o Tornado Cash também foram prejudicadas, como por exemplo a retirada de seu código-fonte do portal GitHub, além da exclusão de contas do serviço e de desenvolvedores.

Inclusive um dos criadores do protocolo, Alexei Pertsev, foi preso na Holanda, onde houve protestos por parte da comunidade cripto.

Em meados do mês de agosto o professor e pesquisador da Universidade Johns Hopkins, Mathew Green, repostou o código-fonte do Tornado Cash no GitHub alegando que o protocolo era extremamente útil para fins educacionais.

Além disso, a exchange Coinbase se propôs a ajudar com o financiamento de ações judiciais contra o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro norte-americano, que instaurou a proibição.

Na última semana o OFAC esclareceu que as sanções contra o Tornado Cash eram designadas apenas aos endereços da rede Ethereum do misturador de criptomoedas, e não ao código-fonte ao qual o dApp usa para embaralhar os endereços das transações.

Assim, ficou estabelecido que apesar das transações do Tornado Cash estarem proibidas, a interação com o código aberto do protocolo não é ilegal.

Com isso, o código-fonte do Tornado Cash foi repostado no modo de “somente leitura” no GitHub, o que foi considerado como sendo uma vitória, mesmo que parcial, pela comunidade cripto.

Jorge Siufi

Fonte: https://bitnoticias.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet