Notícias / Guru de Obama, ex-senador dos EUA e Henrique Meirelles: veja quem fará parte do Conselho da Binance

Guru de Obama, ex-senador dos EUA e Henrique Meirelles: veja quem fará parte do Conselho da Binance

Publicado em 22/09/2022 às 11:10

Corretora afirma que objetivo do conselho consultivo é orientar a empresa em questões regulatórias, políticas e sociais

 

A corretora Binance anunciou nesta quinta-feira (22) quais são os membros do Conselho Consultivo global, do qual o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles foi anunciado como membro há duas semanas. Trata-se de um conjunto de nome importantes – mas o brasileiro é o único que também ocupou a chefia de um Banco Central.

O presidente do Conselho será Max Baucus, que foi senador dos Estado Unidos, embaixador na China e presidiu a Comissão de Finanças do Senado. Outro norte-americano de destaque é David Plouffe, que foi o consultor sênior de gestão de campanha de Barack Obama para a presidência e é considerado o guru da estratégia que levou o primeiro homem negro para a Casa Branca.

Outros nomes de peso foram indicados, como Bruno Bézard, ex-chefe do Tesouro nacional da França, o banqueiro mexicano Adalberto Palma Gómez, que já tinha sido anunciado, e Edward Vaizey, deputado britânico que já ocupou o post ode ministro de Estado de cultura e economia digital do país.

A única mulher do Conselho da Binance é Ibukun Awosika, que foi a primeira mulher a ocupar a presidência do Conselho do First Bank of Nigeria e é membro da Força-Tarefa Internacional do G7 para investimentos de impacto.

Em comunicado enviado para a imprensa, a Binance afirma que objetivo do conselho é orientar a empresa em algumas das “mais complexas questões regulatórias, políticas e sociais que a indústria de criptoativos como um todo enfrenta à medida que cresce e evolui rapidamente”.

O comunicado também tem uma declaração do fundador e CEO, Changpeng CZ Zhao: “Nos últimos cinco anos, a Binance tem liderado com pioneirismo o  fascinante mundo dos criptoativos, da blockchain e da Web3. Nesse  meio tempo, enfrentamos questões complexas das quais não se tinha conhecimento. Mantivemos nosso foco no desenvolvimento  de soluções em compliance para proteger os interesses dos usuários de cripto, ao passo que mantivemos o avanço acelerado de inovações que beneficiam a sociedade”, afima.

“O GAB representa o próximo grande passo em nossa jornada para compartilhar os benefícios das finanças modernas e da blockchain com o mundo inteiro”, completa CZ.

No dia 4 de setembro o jornal O Globo anunciou que Henrique Meirelles havia sido contratado para ser membro do Conselho da Binance. Dias depois, o ex-presidente do BC deu entrevista ao Portal do Bitcoin e falou sobre seu papel como coordenador de ações internacionais de regulação.

Veja abaixo a formação completa do Conselho Consultivo global da Binance:

Max Baucus, EUA (presidente)

Ex-embaixador dos EUA na República Popular da China, ex-senador dos EUA por Montana e ex-presidente da Comissão de Finanças do Senado.

HyungRin Bang, Coreia

Conselheiro do Comitê Presidencial da Coreia, assessor de relações públicas e comunicações da campanha presidencial de Yoon Seuk-Yul em 2022, ex-CEO da SoftForum Inc., ex-diretor executivo da Hyundai e ex-diretor executivo da Samsung.

Ibukun Awosika, Nigéria

Primeira mulher a ocupar a presidência do Conselho do First Bank of Nigeria, fundadora do grupo The Chair Center, presidente do Conselho Consultivo da Nigéria para Investimentos de Impacto e Convenção sobre Integridade nos Negócios, membro da Força-Tarefa Internacional do G7 para investimento de impacto e autora de diversos livros.

Bruno Bezard, França

Sócio gestor da Cathay Capital, ex-vice-ministro das Finanças, ex-assessor econômico do primeiro-ministro francês, ex-chefe do Tesouro francês e ex-CEO da Agência de Participações da França.

Leslie Maasdorp, África do Sul

Vice-presidente e diretor financeiro do New Development Bank, ex-diretor geral e presidente para a África Austral do Bank of America Merrill Lynch, ex-vice-presidente do Barclays Capital e ex-assessor internacional do Goldman Sachs.

Henrique de Campos Meirelles, Brasil

Ex-ministro da Economia, ex-presidente do Banco Central do Brasil, ex-presidente do Conselho de Administração da J&F, ex-membro do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, ex-presidente do BankBoston, ex-presidente de Global Banking do Fleetboston Financial, ex-membro dos Conselhos da Raytheon Corporation, Bestfoods e Champion International, ex-membro do Conselho do Lloyd’s de Londres e ex-presidente do conselho da Lazard Américas.

Adalberto Palma, México

Membro honorário do Conselho do The Aspen Institute Mexico, ex-assessor sênior do Gabinete do Presidente do México, diretor de Desenvolvimento de Negócios da BEworksMX Consulting, ex-presidente da CNBV; presidente fundador do Conselho do Centro de Excelência em Governança Corporativa, diretor independente do Instituto para Proteção à Poupança, presidente do Bankers Trust para México, Colômbia e Venezuela e diretor administrativo do Citibank no México.

David Plouffe, EUA

Estrategista empresarial, político e para organizações sem fins lucrativos, autor, membro de diversos Conselhos de Administração e ex-consultor sênior de gestão de campanha do presidente Barack Obama na Casa Branca.

Christin Schäfer, Alemanha

Fundadora e diretora geral da acs plus, ex-diretora do Grupo de Operações de Risco no Erste Group Bank, ex-chefe global de Soluções Quantitativas do Deutsche Bank e membro da Comissão de Ética de Dados do Governo Federal Alemão.

Lord Vaizey, Reino Unido

Membro da Câmara dos Lordes, ex-ministro e membro do Parlamento britânico.

David Wright, Europa

Presidente da EUROFI, ex-secretário geral da IOSCO, ex Comissão Europeia e vice-delegado de Mercados Financeiros da Comissão Europeia.

Fernando Martines

 

 

Fonte: https://portaldobitcoin.uol.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet