Notícias / Brasileiros lançam criptomoeda para financiar pesquisas com composto químico de cogumelos alucinógenos

Brasileiros lançam criptomoeda para financiar pesquisas com composto químico de cogumelos alucinógenos

Publicado em 21/09/2022 às 10:51

O objetivo da BioTrip será financiar a fabricação de medicamentos que possam ajudar no tratamento de doenças crônicas

 

A startup brasileira Biocase lançou neste mês de setembro uma criptomoeda chamada BioTrip, criada para financiar pesquisas sobre o uso medicinal da psilocibina, o composto químico presente nos cogumelos alucinógenos, de acordo com informações do site Tilt, do UOL.

O CEO da Biocase, Sérgio Fadul, explicou ao site que o novo criptoativo será distribuído através de uma oferta inicial de moedas (ICO) antes de ser aberto para a negociação livre no mercado. “Qualquer um pode investir, com uma pequena fração do que faria um investidor qualificado, e com a vantagem de financiar algo inovador no campo da medicina aqui no Brasil”, disse o empresário.

A principal meta da startup é arrecadar US$ 5 milhões através da criptomoeda — quantia necessária para o desenvolver duas novas drogas baseadas na psilocibina.

Desenvolvido na blockchain da Solana, o token da BioTrip terá o custo fixo de US$ 1, pelo menos até que as negociações sejam liberadas. Isso deve acontecer após 60% da meta de arrecadação ser atingida, ou após três anos do lançamento da moeda.
 

Como descreve o site do projeto, do dinheiro obtido nesta oferta inicial, 75% será usado para pagar os estudos clínicos, 15% irá para a reserva de liquidez da criptomoeda, e 10% para custos operacionais do projeto.

“A criptomoeda possui uma utilidade real, porque permite comprar, nesse caso, um produto médico”, disse ao Tilt Gustavo Yukio, o desenvolvedor da Grootbit, empresa responsável por criar a BioTrip.

Mas vale destacar que ter essa criptomoeda, classificada com um utility token, não significa que um usuário poderá comprar medicamentos psicodélicos. No Brasil, a psilocibina é um composto de uso proibido que só pode ser usado em casos específicos por pessoas/empresas com licenças da Anvisa.

Parceria com universidade brasileira

De acordo com seu site da Biocase, a startup possui um laboratório de biotecnologia em parceria com o Certibio, um laboratório público da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Apelidado de “Vale do Silício do Agreste”, o Certibio foi o primeiro laboratório do Brasil a receber autorização da Anvisa para testar e desenvolver medicamentos baseados na psilocibina, conforme noticiou o portal Viva Bem em maio deste ano.

Os estudos do laboratório apostam no poder medicinal dos compostos psicodélicos no tratamento de doenças crônicas como depressão, ansiedade, além de dependência química e traumas.

A maior parte dos fundos obtidos com a venda da criptomoeda BioTrip, portanto, deverão financiar a pesquisas desses medicamentos. Um dos objetivos da startup é ajudar o laboratório Certibio a obter o registro de um novo medicamento baseado na psilocibina até o final de 2023.
Além disso, a Biocase deve iniciar ainda neste ano a sua primeira pesquisa com o composto psicodélico. Segundo o Tilt, os estudos serão conduzidos pelo Instituto Alma Viva, que é o braço da empresa especializado em terapias psicodélicas.

Saori Honorato

Fonte: https://portaldobitcoin.uol.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet