Notícias / Nepal se prepara para emitir moeda digital e elabora emendas necessárias

Nepal se prepara para emitir moeda digital e elabora emendas necessárias

Publicado em 17/08/2022 às 19:54

O Nepal Rastra Bank (NRB) está pronto com revisões da lei que determina seus poderes e responsabilidades que permitiriam à autoridade monetária emitir uma versão digital da moeda fiduciária do país, a rupia nepalesa. A notícia segue um estudo concluindo que uma moeda digital do banco central (CBDC) é um projeto viável.

De acordo com Revati Nepal, chefe do Departamento de Gestão de Moedas do banco, uma força-tarefa já elaborou um projeto de emenda. “Após discussões internas, enviaremos o projeto de lei ao governo para apresentá-lo no parlamento”, acrescentou, citado pelo Kathmandu Post no domingo. As mudanças serão feitas no Nepal Rastra Bank Act a partir de 2002.

O estudo sobre o assunto foi anunciado com o documento Política Monetária 2021-22 do NRB. Uma equipe chefiada por Revati Nepal sugeriu que antes de desenvolver o CBDC, o regulador precisava introduzir as disposições legais que permitiriam implementá-lo.

Os especialistas agora propuseram medidas concretas para avançar, incluindo a preparação de uma estrutura legal para a moeda digital. “Há sugestões de questões técnicas e econômicas a serem consideradas”, disse o funcionário do NRB.

O banco central pretende projetar uma carteira digital separada para a CBDC através da qual as transações bancárias digitais possam ser realizadas. “Também serão tomadas medidas para explorar a interoperabilidade com os provedores de serviços de pagamento digital”, elaborou Nepal.

Katmandu não está com pressa, quer ver como a China e a Índia estão se saindo com seus CBDCs

O executivo deixou claro que o Nepal Rastra Bank não tem pressa em emitir a moeda digital. A autoridade monetária da nação do Himalaia quer primeiro observar como os países vizinhos do sul da Ásia, incluindo Índia e China, procedem com a introdução de seus CBDCs. Nepal enfatizou:

Não queremos correr riscos desnecessários apressando a introdução da moeda digital.

O ministro das Finanças do vizinho do sul do Nepal, Nirmala Sitharaman, anunciou em fevereiro que a democracia mais populosa do mundo planejava lançar uma versão digital de sua moeda durante o próximo ano financeiro, que começou em 1º de abril. das maiores economias a introduzir uma moeda digital com o Reserve Bank of India (RBI) previsto para lançá-la em 2023.

O outro vizinho poderoso do Nepal, a China, vem explorando o potencial de uma CBDC desde 2014 e já está realizando testes. Cidades como Shenzhen, Suzhou e Chengdu se tornaram o cenário do lançamento inicial de seu yuan digital em 2020. Os testes foram então expandidos para mais regiões, incluindo a província de Hainan, Xangai e várias outras cidades em 2021. O Banco Popular da China ofereceu atletas e visitantes a chance de experimentar a moeda e-CNY nos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano.

Vários tipos de moedas digitais, incluindo criptomoedas descentralizadas como bitcoin, estão em circulação há anos. No entanto, a maioria dos governos está nos estágios iniciais de desenvolvimento de moedas digitais emitidas pelo estado. De acordo com uma pesquisa do Bank for International Settlements divulgada em 2021, 86% dos bancos centrais estavam pesquisando o potencial das CBDCs, 60% estavam experimentando a tecnologia e apenas 14% estavam implantando projetos piloto.

O Nepal ainda tem um longo caminho a percorrer, mas o estudo do NRB produziu um documento conceitual que está atualmente em análise no banco. “Vamos identificar o caminho a seguir após a conclusão das discussões em andamento”, disse Revati Nepal. “Será bom para o Nepal introduzir moeda digital com tecnologia apropriada adquirida de outras nações”, acrescentou Prakash Kumar Shrestha, chefe do departamento de pesquisa econômica do banco central, que apontou outros aspectos importantes que precisam de atenção, como a segurança cibernética.

Fonte: https://www.universidadedobitcoin.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet