Notícias / Bitcoin não é uma moeda? África do Sul regulará criptomoeda como ativo financeiro

Bitcoin não é uma moeda? África do Sul regulará criptomoeda como ativo financeiro

Publicado em 14/07/2022 às 16:07

O South African Reserve Bank deve introduzir regulamentos no próximo ano que verão as criptomoedas classificadas e tratadas como ativos financeiros para equilibrar a proteção e a inovação do investidor.

O uso de criptomoedas na África do Sul está em um espaço saudável, com cerca de 13% da população estimada em possuir alguma forma de criptomoeda, de acordo com pesquisa da exchange global Luno. Com mais de seis milhões de pessoas no país com exposição à criptomoeda, a regulamentação do espaço tem sido um ponto de discussão .

Atualmente, as empresas ou indivíduos que procuram fornecer consultoria ou serviços intermediários envolvendo criptomoedas precisam ser reconhecidos como provedores de serviços financeiros . Isso envolve atender a uma série de caixas de seleção para cumprir as diretrizes globais estabelecidas pela Força-Tarefa de Ação Financeira.

A revisão orçamentária do Tesouro Nacional da África do Sul publicada em fevereiro de 2022 introduziu formalmente a mudança para declarar criptomoedas como produtos financeiros. O estado também planeja aprimorar o monitoramento e relatórios de transações de criptomoedas para cumprir os regulamentos de câmbio do país.

O vice-governador do Banco de Reserva da África do Sul, Kuben Chetty, confirmou agora que uma nova legislação será introduzida nos próximos 12 meses, falando em uma série online hospedada pela empresa de investimentos local PSG na terça-feira. Isso fará com que as criptomoedas caiam no escopo da Lei do Centro de Inteligência Financeira (FICA).

Isso é significativo, pois permitirá que o setor seja monitorado quanto à lavagem de dinheiro, evasão fiscal e financiamento do terrorismo, que tem sido um subproduto fortemente debatido da natureza descentralizada das criptomoedas e blockchains.

Chetty destacou o caminho que o SARB percorrerá nos próximos 12 meses para introduzir esse novo ambiente regulatório. Em primeiro lugar, ele declarará as criptomoedas como um produto financeiro que permite sua listagem como um cronograma sob a lei do Centro de Inteligência Financeira.

Em seguida, será desenvolvida uma estrutura regulatória para trocas que incluirá determinados requisitos de Conheça seu cliente (KYC), bem como a necessidade de atender às leis de controle fiscal e cambial. As exchanges também deverão emitir um 'aviso de saúde' para destacar o risco de perder dinheiro.

Chetty observou que a atitude do SARB em relação ao setor mudou significativamente na última década. Há cerca de cinco anos, a instituição achava que não havia necessidade de supervisão regulatória, mas uma mudança gradual na percepção para definir criptomoedas como ativos financeiros mudou essa postura:

“Por todas as definições, é [criptomoedas] não uma moeda, é um ativo. É algo que é negociável, é algo que é criado. Alguns têm respaldo, outros não. Alguns podem ter um fundamento genuíno, uma atividade econômica real.”

O vice-governador insistiu que o SARB não considera as criptomoedas como uma forma de moeda, dada a incapacidade percebida para o uso diário no varejo e a volatilidade associada. 

Chetty concordou que o interesse contínuo no espaço cria a necessidade de regular o setor e facilitar sua fusão com as finanças tradicionais “de uma maneira que equilibre a excitação e o hype com a proteção necessária ao investidor”.

O SARB também continua a explorar a possível introdução de uma moeda digital do banco central (CBDC) , tendo concluído recentemente uma prova de conceito técnica em abril de 2022. A segunda etapa do Projeto Khokha envolveu o uso de um sistema baseado em blockchain para compensação, negociação e liquidação com um punhado de bancos que fazem parte do Intergovernamental Fintech Working Group (IFWG).

Fonte: https://www.universidadedobitcoin.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet