Notícias / Marco regulatório das criptomoedas no Brasil poderá ser aprovado com retirada de pontos polêmicos

Marco regulatório das criptomoedas no Brasil poderá ser aprovado com retirada de pontos polêmicos

Publicado em 05/07/2022 às 20:32

Relator Expedito Netto excluiu segregação entre patrimônio dos investidores e o das exchanges.
 

Pautado para ser apreciado pela Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 4401/2021, de autoria do deputado federal Aureo Lidio (Solidariedade/RJ), que prevê a regulamentação dos “ativos virtuais” no Brasil, poderá ser aprovado com a retirada de pontos considerados polêmicos, que haviam sido incluídos em um texto substitutivo aprovado no final de abril na Casa Revisora, o Senado Federal.

A primeira modificação, apresentada pelo relator do projeto, deputado federal Expedito Netto (PSD-RO), aparece logo na ementa da proposta. Isso porque a ementa do texto aprovado pelo Senado não mencionada as prestadoras nos crimes previstos pelo Código Penal, o que passou a ser mencionado pelo texto do relator. 

“Dispõe sobre diretrizes a serem observadas na prestação de serviços de ativos virtuais e na regulamentação das prestadoras de serviços de ativos virtuais; altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para prever o crime de fraude em prestação de serviços de ativos virtuais, valores mobiliários ou ativos financeiros; e altera a Leis nº 7.492, de 16 de junho de 1986, que define crimes contra o sistema financeiro nacional, e a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, que dispõe sobre lavagem de dinheiro, para incluir as prestadoras de serviços de ativos virtuais no rol de suas disposições”, diz o texto da ementa modificativa.  

Outra alteração indicada pelo parlamentar diz respeito “à retirada da especificação de que o órgão da administração pública seria indicado pelo Poder Executivo.”, prevista no artigo 2º, além da supressão de exemplos de casos citados em dois incisos no artigo 3º que, segundo o relator, não configuram ativos virtuais. 

O parlamentar também propôs a redução da pena ao artigo 171-A, proposto pelo projeto para ser incluído no Código Penal para crimes envolvendo criptomoedas. Pela alteração seriam 2 a 6 anos de reclusão, em vez de 4 a 8 anos, conforme o que foi aprovado no Senado. 

Por outro lado, a modificação mais polêmica, que obrigava as empresas prestadoras de serviços de criptomoedas, como as exchanges, a manterem “segregação patrimonial dos recursos financeiros, ativos virtuais e respectivos lastros de titularidade própria daqueles detidos por conta e ordem de terceiros”, acabou alterada pela nova redação. 

A segregação era defendida como uma forma de blindagem do patrimônio dos investidores, de acordo com associações representativas de exchanges brasileiras.

Embora iminente, a regulamentação das criptomoedas poderá deixar lacunas que podem se apoiar em jurisprudências, caso não faça parte de um grande marco regulatório internacional. Essa é uma das avaliações defendidas em um artigo publicado esta semana pelo jurista Renato Silveira, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

 

WALTER BARROS

Fonte: https://cointelegraph.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet