Notícias / Meta, Microsoft, Epic Games e outros se unem para criar o ‘http’ do metaverso

Meta, Microsoft, Epic Games e outros se unem para criar o ‘http’ do metaverso

Publicado em 24/06/2022 às 09:06

 

Embora muito se fale sobre o metaverso, poucos “vivem”, de fato, no ambiente digital imersivo. Isso porque há um problema que é apontado por especialistas sobre o metaverso: o “padrão” para os universos imersivos.

Como padrão, entende-se o exemplo do https, que é um protocolo usado por todos os sites atuais. Esse padrão permite que o usuário navegue de um site para o outro usando um mesmo navegador.

Agora, este mesmo padrão pretende ser construído também para o metaverso. A ideia é que os avatares possam “navegar” entre os diferentes mundos dessa forma. Agora, para criar este padrão, gigantes como a Meta (antigo Facebook) e a Microsoft, estão trabalhando em conjunto.

Além deles, a desenvolvedora de jogos Epic Games e a IKEA também se uniram com a ideia de criar um padrão para o metaverso. O objetivo do grupo é “promover padrões de interoperabilidade para um metaverso aberto”.

Dessa forma, eles querem permitir que os usuários interajam entre si, mesmo que estejam em diferentes metaversos. Assim, o grupo criou um fórum para debater este padrão que irá conectar os mundos virtuais.

“O Fórum vai explorar onde a falta de interoperabilidade está impedindo a implantação do metaverso”, destacou o grupo.

Padrão para o metaverso

Além disso, o grupo apontou que deseja coordenar o trabalho das Organizações de Desenvolvimento de Padrões (SDOs).

“Para que ele possa ser acelerado à medida que definem e evoluem conforme necessário”, disse a organização.

A nota diz ainda que o grupo está aberto à adesão de qualquer empresa, mas sem custos extras. Ademais, o fórum disse que vai se concentrar em protótipos de implementação, em hackathons, em plugs e em ferramentas de código aberto. As reuniões do Fórum terão início já no mês de julho.

O anúncio da criação de um padrão para o metaverso ocorre poucos dias depois de Jack Dorsey anunciar a web 5.0. De acordo com Dorsey, ele pretende desenvolver uma nova camada da internet baseada em Bitcoin (BTC).

A proposta de Dorsey é criar um site que não dependa de intermediários. Ou seja, será uma rede onde os usuários possam interagir sem serem manipulados por entidades centralizadas como é hoje.

“A rede vai permitir o armazenamento de dados e de identidades, além de criar experiências de usuário em aplicativos descentralizado”, disse o criador do Twitter.

Com isso, Dorsey sugere que o metaverso pode ser tão descentralizado quanto o Bitcoin, livre de controle de terceiros.

Luciano Rodrigues

 

Fonte: https://www.criptofacil.com

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet