Notícias / Emirados Árabes se prepara para emitir licença a corretoras de criptomoedas, diz Bloomberg

Emirados Árabes se prepara para emitir licença a corretoras de criptomoedas, diz Bloomberg

Publicado em 18/02/2022 às 12:02

Segundo funcionário da CVM local, objetivo é atrair líderes em criptomoedas; registros podem ser emitidos já neste primeiro trimestre

 

O governo dos Emirados Árabes Unidos está prestes a emitir licenças para corretoras de criptomoedas. Para isso, a Autoridade de Valores Mobiliários e Commodities (SCA) trabalha para alterar a legislação.


De acordo com informações de um funcionário da entidade à Bloomberg, o objetivo do governo é permitir a instalação de VASPs (Provedores de Serviços de Ativos Virtuais, segundo o Grupo de Ação Financeira Internacional).

O funcionário, que pediu ao site para não ser identificado, disse que o objetivo é atrair as maiores empresas de criptomoedas do mundo levando em conta estratégias recentes empregadas nos EUA, Reino Unido e Cingapura.

Para ele, abrir as portas para o setor de criptomoedas reflete como os Emirados Árabes Unidos adotam a tecnologia, escreveu a Bloomberg.

Vale lembrar que no fim do ano passado, a Binance, uma das maiores corretoras cripto do mundo, anunciou ter assinado um Memorando de Entendimento com a Dubai World Trade Centre Authority (ou DWTCA, na sigla em inglês) com o objetivo de criar um centro industrial na cidade dos Emirados Árabes Unidos. É possível que medida da SCA esteja relacionada a esta parceria.

Outro ponto, diz a reportagem, é que algumas regiões do Emirados já emitiram licenças para VASPs, como a Dubai Multi Commodities Centre, por exemplo, que já registrou pelo menos 20 empresas.

O Centro Financeiro Internacional de Dubai, que é o centro do Oriente Médio para a maioria dos bancos de Wall Street, não tem nenhum registro por enquanto, disse o site.

Criptomoedas e mineração nos Emirados Árabes

Os Emirados Árabes Unidos concluíram uma avaliação de risco em ativos virtuais no final do ano passado, envolvendo 14 agências do setor público e 16 atores do setor privado.

Embora haja um alto risco de que os VASPs possam ser usados ​​para se envolver em esquemas financeiros ilícitos, o governo concluiu que uma regulamentação adequada, em vez de uma proibição total, pode mitigar essas ameaças, resumiu a Bloomberg.

Sobre o setor de mineração de criptomoedas, as autoridades dos Emirados estão tentando encontrar um equilíbrio para então promover um ambiente mais favorável, ao mesmo tempo em que se esforçam para garantir estratégias que possam mitigar riscos de crimes financeiros “que perseguem toda a indústria das criptomoedas”, concluiu a reportagem.

Wagner Riggs

Fonte: https://portaldobitcoin.uol.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet