Notícias / México vai lançar sua própria moeda digital para avançar na inclusão financeira

México vai lançar sua própria moeda digital para avançar na inclusão financeira

Publicado em 01/01/2022 às 20:31

 

O Banco Central do México (Banxico) anunciou que planeja lançar sua própria moeda digital de banco central (CBDC).

A iniciativa foi confirmada por uma publicação no Twitter na noite de quarta-feira (29) do governo mexicano:


“O Banxico informa que até 2024 terá sua própria moeda digital em circulação, considerando que essas novas tecnologias e a infraestrutura de pagamentos de última geração são de extrema importância como opções de grande valor para avançar na inclusão financeira do país.”

Moeda digital mexicana

De acordo com o vice-governador do Banxico, Jonathan Heath, a autoridade financeira não quer se distanciar dos desenvolvimentos tecnológicos:

“Teremos o uso do papel-moeda como pagamento predominante no mercado interno por muito tempo. Então, não queremos ficar ausentes desses avanços tecnológicos”, disse Heath.

Assim, o México se junta a países latino-americano como Brasil e Venezuela que já estão trabalhando no desenvolvimento de CBDCs.

De acordo com o mapa interativo elaborado pelo GeoEconomics Center do Atlantic Council para rastrear a adoção de CBDCs, na América do Sul, Peru e Chile já estão pesquisando sobre CBDCs.

Na América Central, Honduras, Guatemala e Belize também estão na fase de pesquisas para lançar suas CBDCs. No Caribe, as Bahamas já lançaram sua criptomoeda estatal chamada Sand Dollar. O país foi o primeiro do mundo a fazê-lo ainda em outubro de 2020.

Ainda segundo o mapa, 87 países (representando mais de 90% do PIB global) estão explorando uma CBDC. Em maio de 2020, apenas 35 países estavam considerando uma meda digital nacional.

Mapa de adoção global de CBDCs.

Mapa de adoção global de CBDCs. Fonte: Atlantic Council

O anúncio de uma moeda digital mexicana não é exatamente uma novidade. Afinal, em 2 de dezembro, a governadora do Banxico, Victoria Rodriguez Ceja, disse que a autoridade monetária já estava analisando a possibilidade:

“As autoridades a nível internacional, dado o interesse que estes ativos virtuais e as suas evoluções têm despertado, reconheceram a necessidade e o potencial de alargar as funcionalidades da moeda com curso legal através da potencial implementação das moedas digitais emitidas pelo Banco Central”, afirmou.

Lorena Amaro

 

 

Fonte: https://www.criptofacil.com

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet