Notícias / Brasil 'antecipa' o futuro e Governo Federal inaugura Centro de IoT em Sorocaba (SP)

Brasil 'antecipa' o futuro e Governo Federal inaugura Centro de IoT em Sorocaba (SP)

Publicado por CASSIO GUSSON em 02/05/2021 às 10:51

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Centro Universitário Facens inauguraram no último dia 30 de abril, em Sorocaba, no interior paulista, o Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0

 

O Brasil está antecipando como será o futuro no qual todo os objetos estarão interligados em um grane rede global de troca de informações entre dispositivos, a chamada Internet das Coisas, que pode ter blockchain como sua grande espinha dorsal.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Centro Universitário Facens inauguraram no último dia 30 de abril, em Sorocaba, no interior paulista, o Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0.

 

Segundo divulgou o Governo Federal o espaço não será uma cidade inteligente, mas um local destinado exclusivamente a demonstrações práticas de tecnologias que fazem uso da de IoT, com 5G e que possibilitem o uso coordenado e inteligente de aparelhos para controlar diversas atividades.

Ainda de acordo com o Governo, o centro de referência tornará possível a demonstração de soluções em IoT em áreas consideradas prioritárias segundo o Plano Nacional de Internet das Coisas, que abrange ações em frentes como o Cidades 4.0, Saúde 4.0, Agro 4.0, Indústria 4.0, Turismo 4.0 e Educação 4.0.

“A ideia é que o centro ofereça programas para a promoção do ensino, formação, popularização e divulgação da ciência e tecnologia no país, promovendo o ensino inovador, empreendedorismo e desenvolvimento das demandas locais, com o engajamento da indústria, academia e governo”, informa o ministério.

IoT e blockchain

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, diz que é papel da pasta direcionar o uso da internet das coisas e preparar a população para lidar com as tecnologias do futuro.

Segundo o MCTI, o centro de referência de Sorocaba estará integrado ao Smart Campus Facens – laboratório voltado para a solução de “problemas reais, conectando a comunidade acadêmica, mercado, empresas e sociedade, por meio de projetos que tornem as cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis”.

O mercado global de aplicações baseadas em IoT e blockchain deve crescer mais de 100% nos próximos anos e chegar em 2025 'inserido' no cotidiano das pessoas assim como são os smartphones e a internet hoje em dia, segundo um estudo publicado pela Zion Market Research.

 

O estudo fornece uma análise detalhada por segmento do mercado e dados coletados com base em vários fatores importantes, como fabricação e serviços. Também representa várias tendências, desenvolvimentos, habilidades e tecnologias do mercado de IoT e blockchain.

Ainda segundo a publicação, é esperado que o segmento de transporte detenha uma participação de mercado substancial no futuro, devido à crescente adoção de soluções blockchain para rastrear produtos em trânsito tendo a região da Ásia-Pacífico como principal adotante destas tecnologias.

"Prevê-se que a região da Ásia-Pacífico testemunhe um crescimento notável no mercado global de IoT de blockchain nos próximos anos. Prevê-se que a China gere uma enorme demanda por soluções blockchain, particularmente por seu setor de manufatura. Espera-se que o mercado europeu de IoT de blockchain detenha uma participação significativa globalmente, devido aos crescentes investimentos feitos em soluções de IoT de varejo. Os principais varejistas estão focados na utilização da IoT com tecnologia blockchain para alavancar seus serviços de varejo oferecidos aos clientes", finaliza.

O estudo destaca ainda como principais players do setor a Microsoft, Cisco Systems, Intel, Amazon.com, IBM, The Linux Foundation, Ethereum Foundation, R3, KrypC e IoTEX.

Fonte: https://cointelegraph.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet