Notícias / Um país pode realmente proibir o Bitcoin?

Um país pode realmente proibir o Bitcoin?

Publicado em 25/09/2021 às 10:19

Desde o surgimento do Bitcoin, tem havido a preocupação de que seja apenas uma questão de tempo até que a criptomoeda seja banida pelos governos em todo o mundo.

Por um lado, o Bitcoin é frequentemente citado como uma ameaça aos sistemas monetários tradicionais, com o potencial de minar o controle dos bancos centrais sobre a oferta de moeda. Também existe a preocupação de que o Bitcoin facilite o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e ransomware, devido à sua natureza pseudo-anônima.

Mas a possibilidade ou não de os governos banirem o Bitcoin pode variar de região para região.

Bitcoin já foi proibido em alguns países

A questão de saber se o Bitcoin pode ser banido foi respondida até certo ponto, uma vez que a criptomoeda já foi oficialmente banida em vários países.

Atualmente, apenas um punhado de países impõe uma proibição total ao Bitcoin - e proíbe interagir, possuir ou usar a criptomoeda em qualquer forma ou formato. Esses países incluem Argélia, Equador, Egito, Nepal e Paquistão.

Vários outros, incluindo a Arábia Saudita e Taiwan, também introduziram uma proibição parcial da criptomoeda, normalmente impedindo as instituições financeiras de negociar com a criptomoeda ou facilitando as transações de Bitcoin.

Até agora, a grande maioria dos países que ou têm restringido o uso de Bitcoin, ou banidos inteiramente, são considerados democracias imperfeitas ou pior.

Repressão do Bitcoin na China

De todos os países que adotaram uma postura negativa em relação ao Bitcoin, a China fez alguns dos movimentos mais agressivos contra a criptomoeda em 2021.

Estimulada por seus compromissos com a neutralidade de carbono (e, especialistas apontaram, o lançamento iminente de seu rival Bitcoin, o yuan digital), a China reprimiu a mineração de criptomoedas e empresas relacionadas à cripto.

A China há muito mantém a proibição do comércio de criptomoedas, mas em 2021, o país forçou criptomoedas a encerrar suas operações e se mudar para fora do país, enquanto o Banco Popular da China (PBoC) emitiu um decreto para plataformas de pagamento e bancos ordenando-os para cessar as atividades de criptomoeda.

Antes da repressão à mineração, a China controlava aproximadamente dois terços da indústria global de mineração de Bitcoin. O que se seguiu foi um êxodo em massa de mineradores, enquanto a cripto trocava os serviços limitados da Huobi e da OKEx para clientes chineses. Até contas individuais relacionadas à criptomoeda foram bloqueadas pelo popular site de mídia social Weibo.

Mas o impacto mais amplo da proibição foi limitado. Apesar dos melhores esforços da China para reprimir a indústria de cripto, as pessoas que vivem no país ainda podem acessar trocas de criptomoedas no exterior usando redes privadas virtuais (VPNs).

Enquanto isso, a taxa de hash da mineração do Bitcoin tem se recuperado de forma constante de sua queda inicial após a proibição da mineração na China. Embora o preço do Bitcoin ainda não tenha recuperado seus patamares anteriores ao banimento de abril e maio de 2021, ele tem aumentado continuamente desde o final de julho.

Os EUA poderia banir o Bitcoin?

Atualmente, o Bitcoin é legal nos Estados Unidos. Tendo a Securities and Exchange Commission (SEC) declarado que não é um valor mobiliário, e a Commodity Futures and Trading Commission (CFTC) declarou em 2015 que é uma mercadoria, como o ouro, e, portanto, está sujeita aos seus regulamentos. Além disso, em 2013, a Rede de Execução de Crimes Financeiros (FinCEN) do Departamento do Tesouro dos EUA emitiu diretrizes afirmando que é legal investir em Bitcoin e usá-lo como forma de pagamento, desde que o vendedor dos bens ou serviços esteja disposto a aceitar isto.

Por causa das leis estaduais e federais nos EUA, as regulamentações exatas sobre o Bitcoin variam de estado para estado; por exemplo, no Havaí, as empresas relacionadas a Bitcoins e criptomoedas são obrigadas a solicitar uma licença de transmissor de dinheiro, enquanto Wyoming concedeu às moedas digitais o mesmo status legal que o dinheiro.

Com tudo isso em mente, o risco de uma proibição geral do Bitcoin nos EUA parece mínimo. De fato, bilhões de dólares foram investidos em Bitcoin por empresas americanas, enquanto ainda há especulações sobre quando os Estados Unidos estabelecerão seu primeiro Bitcoin ETF, ou fundo negociado em bolsa.

No entanto, ainda existem alguns riscos, com o Bitcoin sendo criticado por reguladores e alguns legisladores. O presidente da SEC, Gary Gensler, disse em termos inequívocos que o Bitcoin é um ativo especulativo e que as criptomoedas facilitam o crime e não se qualificam como dinheiro. E a senadora Elizabeth Warren expressou preocupação com o fato de que as criptomoedas colocam o sistema financeiro "aos cuidados de algum grupo sombrio e sem rosto de supercodificadores e mineradores".

Embora não haja evidências que sugiram que os EUA estão considerando uma proibição total da criptomoeda carro-chefe, teoricamente poderia ser possível impor severas exigências regulatórias sobre as rampas de acesso e de saída do ecossistema Bitcoin - tornando-o muito difícil de obter e usar a criptomoeda, sem bani-la oficialmente.

Fazer isso pode ter um custo econômico sério, no entanto.

"O Bitcoin está profundamente arraigado no sistema financeiro dos EUA para ser banido." - Marshall Hayner

"O Bitcoin está profundamente arraigado no sistema financeiro dos EUA, tanto cultural quanto tecnologicamente, para ser banido", disse Marshall Hayner, CEO da MetalPay, à Decrypt . "Isso significaria fechar instituições que supervisionam bilhões de dólares em ativos, eliminando dezenas de milhares de empregos, enviando inovação para o exterior e alimentando um mercado negro para o Bitcoin."

Aplicar uma proibição seria difícil

Embora esteja claro que é bem possível para um governo emitir um édito banindo o Bitcoin, realmente impor tal proibição seria difícil - senão impossível - em muitos países. A menos que o governo exerça controle estrito sobre a Internet, os indivíduos quase certamente serão capazes de baixar o software de carteira Bitcoin, executar um nó e concluir transações com pouco esforço.

Isso é evidenciado pelo fato de que ainda há um número significativo de usuários de Bitcoin na maioria dos países que já o proibiram. De acordo com um relatório de 2019 da We Are Social, cerca de 4% dos usuários da Internet no Egito atualmente possuem criptomoedas, enquanto a plataforma de rastreamento do mercado de criptomoedas, CoinMarketCap, listou o Paquistão como um dos seus usuários demográficos de crescimento mais rápido no primeiro trimestre de 2020.

Da mesma forma, mesmo em países com controles rígidos da Internet, uma variedade de ferramentas usadas para contornar essas restrições podem tornar o esforço inútil. Afinal, é incrivelmente difícil impor uma proibição ao Bitcoin quando praticamente qualquer pessoa pode acessar a blockchain do Bitcoin através do satélite Blockstream usando um dongle de rádio definido por software (SDR) relativamente barato e uma antena.

"Os EUA poderiam decretar restrições mais rígidas para a compra e venda de BTC, mas uma proibição total seria impossível de aplicar", disse Hayner.

Também há a questão de saber se a proibição do Bitcoin simplesmente incentivaria as pessoas a obtê-lo, um argumento apresentado pelo economista Saifedean Ammous, autor de The Bitcoin Standard. Sua linha de raciocínio é que uma repressão do governo ao Bitcoin ilustraria que o governo em questão está tentando restringir a liberdade financeira das pessoas e serviria para destacar a utilidade da criptomoeda. “Se seu banco disser: 'Você não pode comprar Bitcoin com sua conta bancária'. Na verdade, isso é apenas um anúncio do Bitcoin ”, disse ele.

Em vez disso, argumentou ele, os governos poderiam tentar minar a demanda por Bitcoin reduzindo o incentivo econômico para usá-lo - criando uma alternativa melhor.

Mas com o Bitcoin agora com curso legal em El Salvador e a Ucrânia definida para seguir seus passos, o Bitcoin parece estar ganhando aceitação crescente entre os governos - e com cada novo país que o adota, a probabilidade de outros países imporem uma proibição diminui.
 

 

Fonte: https://www.universidadedobitcoin.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet