Notícias / Cerca de 25% da população de El Salvador utiliza Bitcoin, afirma presidente

Cerca de 25% da população de El Salvador utiliza Bitcoin, afirma presidente

Publicado em 22/09/2021 às 14:51

Três semanas após a adoção da Ley Bitcoin, um em cada quatro cidadãos de El Salvador já utilizam a criptomoeda no dia-a-dia. A informação partiu de Nayib Bukele, presidente do país, em um tuíte publicado na segunda-feira (20).

De acordo com Bukele, cerca de 1,6 milhões de pessoas já fizeram o download da carteira oficial Chivo. O número corresponde a 25% dos 6,4 milhões de habitantes do país. A carteira, lançada no dia 7, permite a realização de transações com dólar e Bitcoin (BTC).


Isso significa que a adoção do BTC em El Salvador está aumentando a um passo acelerado. Em média, são cerca de 94 mil novas pessoas adotando a carteira por dia. Até 17 de setembro, eram cerca de 1,1 milhão de salvadorenhos que tinham aberto suas contas na Chivo.


Bancarização acelerada

 

A carteira Chivo funciona como um aplicativo de banco, permitindo enviar, receber e armazenar BTC e dólar. Com menos de 20 dias em funcionamento, o aplicativo elevou os índices de pessoas bancarizadas em El Salvador, que é um dos mais baixos do mundo.

Antes da adoção da Ley Bitcoin, apenas 25% da população ativa em El Salvador possuía conta bancária. Porém, o aplicativo mudou esse cenário. Agora, mais um quarto da população possui acesso a moeda forte, bem como serviços financeiros rápidos e baratos. – mas agora Bitcoin mudou a geopolítica financeira global para sempre.

No entanto, a adoção do BTC não está 100% pacífica. Parte da população ainda protesta contra o uso da criptomoeda e também contra o presidente Bukele. Um caixa eletrônico (ATM) de BTC chegou a ser queimado na capital, San Salvador.

 

Ao mesmo tempo, o BTC continua sendo uma novidade para a maioria da população. De fato, com exceção da famosa região de El Zonte – onde fica a Bitcoin Beach – o restante do país ainda busca se adaptar à nova lei. No entanto, o forte crescimento dos números promete fazer de El Salvador um exemplo para seus vizinhos e talvez para o mundo inteiro.

Luciano Rocha

 

Fonte: https://www.criptofacil.com

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet