Notícias / Os 10 conselhos sobre criptomoedas dado para os clientes do maior banco suíço do mundo

Os 10 conselhos sobre criptomoedas dado para os clientes do maior banco suíço do mundo

Publicado em 19/09/2021 às 17:44

UBS produziu um relatório analisando o mercado de criptoativos

 

O banco suíço de investimentos UBS divulgou um relatório fazendo uma análise do universo de criptomoedas, dando dez conselhos para seus clientes operarem no setor. A empresa ressalta que os criptoativos “deixaram de ser algo obscuro e novidade nos últimos anos para se tornar um conceito familiar e uma das áreas mais avançadas no setor de tecnologia”.

 

Além disso, a UBS ressalta que devido as mudanças profundas e rápidas, até os participantes mais experientes do mercado devem trabalhar para se manter atualizados. “Enquanto alta e baixa em preços de criptomoedas tendam a atrair cobertura da mídia, achamos que há muito mais para ser debatido.”

 

Leia um resumo dos dez conselhos dados pelo UBS:

1 – Potencial para diminuir o custo e aumentar velocidade e transparência

 

A tecnologia de razão distribuída (DLT) oferece uma solução alternativa para facilitar as transações entre as contrapartes. Para por exemplo, a adoção de DLTs poderia melhorar os serviços de financiamento do comércio usando contratos inteligentes para acionar automaticamente pagamentos. Isso pode ajudar reduzir custos e aumentar a eficiência, especialmente para pequenas empresas e em mercados emergentes, onde a maior parte das transações ainda é feita no papel.

 

Outro exemplo é o uso de blockchains para melhorar a velocidade e os custos de pós-negociação em serviços financeiros como liquidação, custódia, empréstimo de ações e gestão de garantias.


2 – Maior acesso ao sistema financeiro


As tecnologias DeFi já estão sugerindo um sistema financeiro de menor atrito e possivelmente um mais justo para sociedade. Pode ainda ajudar a expandir a acessibilidade a serviços financeiros, embora seja necessária uma conexão com a internet, o que exclui 40% da população mundial hoje.
 

3 – O setor de serviços financeiros é mais propenso a disrupção


Com ganhos potenciais em eficiência, transparência e segurança, a tecnologia de blockchain representa uma ameaça aos modelos de negócios de intermediários de hoje. O setor de serviços financeiros está entre os mais propensos a interrupções impulsionadas pela DLT, que podem impactar áreas como pagamentos, consórcios de empréstimos, investimentos privados, financiamento comercial e gestão de acionistas. Porém, essas empresas que hoje são as intermediárias têm escala e experiência e devem ser capazes de integrar a tecnologia que surgir e aproveitar a base de clientes que já possui.


4 – Leque enorme de possíveis aplicações


Vemos uma série de outras aplicações possíveis — de saúde a produtos de luxo — levando a um aumento de US$ 1 trilhão no PIB global nesta década.

Os contratos inteligentes (smart contracts) permitem a criação de produtos inovadores que são economicamente inviáveis ​​para operar usando a infraestrutura tradicional. Saúde, serviços públicos e arte e bens de luxo são algumas áreas que podem beneficiar. Embora as estimativas variem bastante, um estudo feito pela PWC prevê que a adoção da tecnologia pode impulsionar o PIB global em mais de US $ 1 trilhão ao longo desta década.


5 – Dificuldade de colocar valor nesses ativos.


O potencial tecnológico não significa que automaticamente as criptomoedas possuem um risco-benefício atrativo por si só, dado a dificuldade de colocar valor nesses ativos.
 

Existe um entendimento limitado e pouco consenso sobre como é estabelecido o valor das criptomoedas, devido à escassez de seu uso no mundo real para além da adoção no estágio inicial. Sem modo de concretizar o valor de criptomoeda e tokens, os investidores enfrentam um desafio adicional para determinar até que ponto os preços atuais já refletem o potencial do negócio.


6 – Riscos legais, regulatórios e tecnológicos


O alto número de regras regulatórias em cada sistema financeiro faz com que a adoção do universo dos criptoativos seja inibida. A tentativa da China de controlar a mineração exemplifica como os riscos podem afetar todo o sistema, e não apenas uma criptomoeda, um token ou uma rede específica.

7 – Diversidade do portfolio é limitada

As criptomoedas são ineficientes quando o objetivo é fornecer um portfólio diversificado, caso se compare com investimentos como títulos do governo e ouro.  As criptomoedas tendem a ser altamente conectadas uma à outra, fazendo com que seja difícil para o investidor diversificar.


8 – Custos ambientais consideráveis


Com o tempo, esse sistema poderá ter uma impacto social positivo, Mas, no momento, a maior parte das atividades não se alinha com práticas sustentáveis. Por enquanto, não consideramos um investimento sustentável do ponto de vista ecológico.

9 – Altos riscos e para poucos

As quedas no mercado mostram que as criptomoedas e tokens são atrativas apenas para investidores com alta tolerância para riscos e especuladores. Esses investidores podem tomar vantagem da volatilidade e das mudanças constantes nos preços.


10 – Fintechs podem ser um caminho


Investidores mais tradicionais podem conseguir aproveitar melhor esses sistema por meio de empresas e plataformas que já tenham experiência e tecnologia estabelecida.  Vemos oportunidades nos sistemas de pagamento e empresas que usam a tecnologia do blockchain, computação em nuvem, Inteligência Artificial.

Fernando Martines 

 
 

Fonte: https://portaldobitcoin.uol.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet