Notícias / 100 anos atrás, Henry Ford propôs "moeda de energia" para substituir o ouro

100 anos atrás, Henry Ford propôs

Publicado em 18/09/2021 às 18:05

O Bitcoin parece atender à definição de moeda apoiada em energia proposta pelo famoso inventor americano durante o período entreguerras

 

Em 1921, o industrial americano Henry Ford propôs a criação de uma "moeda de energia" que poderia formar a base de um novo sistema monetário - oferecendo semelhanças impressionantes com o sistema de dinheiro eletrônico ponto a ponto descrito no whitepaper Bitcoin (BTC) de 2008 de Satoshi Nakamoto.

Front page of the New York Tribune dated Sunday, December 4, 1921. Source: Library of Congress

Bitcoin como moeda de energia

Em 4 de dezembro de 1921, o New York Tribune publicou um artigo descrevendo a visão de Ford de substituir o ouro por uma moeda energética que ele acreditava que poderia quebrar o controle das elites bancárias sobre a riqueza global e pôr fim às guerras. Ele pretendia fazer isso construindo "a maior usina de energia do mundo" e criando um novo sistema monetário baseado em "unidades de poder".

Ford, que fundou a Ford Motor Company em 1903, disse à publicação:

“No sistema monetário de energia, o padrão seria uma determinada quantidade de energia exercida por uma hora que seria igual a um dólar. É simplesmente uma questão de pensar e calcular em termos diferentes daqueles estabelecidos para nós pelo grupo bancário internacional ao qual estamos tão acostumados que pensamos que não há outro padrão desejável. ”

Os detalhes sobre os valores das moedas “serão acertados quando o Congresso se importar em ouvir sobre isso”, disse ele.

Embora Ford nunca tenha sido capaz de promover sua visão de uma moeda totalmente apoiada, o Bitcoin aparentemente justificou a ideia um século depois. Desde 2009, mais de 18,8 milhões de BTC foram criados por meio de mineração com uso intensivo de energia, que requer computadores para resolver problemas matemáticos cada vez mais complexos. Esta prova-de-trabalho do processo de mineração atraiu fortes críticas sobre seu suposto impacto ambiental - uma alegação míope que ignora a habilidade do Bitcoin de acelerar a mudança para a energia renovável.

Substituindo o ouro, acabando com as guerras

Sobre a relação entre ouro e guerra, Ford explicou:

“O mal essencial do ouro em sua relação com a guerra é o fato de que pode ser controlado. Quebre o controle e você para a guerra. ”

Alguns dos defensores mais fervorosos do Bitcoin acreditam que os princípios do dinheiro sólido da criptomoeda podem eliminar a guerra, reduzindo a capacidade do estado de financiar conflitos por meio da inflação. Embora o padrão ouro torne mais difícil para os governos inflar sua moeda, “banqueiros internacionais”, como Ford explicou, controlavam a maior parte do suprimento de ouro. Esse processo de controlar e acumular mercadorias preciosas permitiu que as elites financeiras criassem um mercado ativo de dinheiro, que prosperou durante a guerra.

Os remanescentes do padrão ouro foram abandonados em 1971 pelo presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, que disse que seu governo suspenderia temporariamente a conversibilidade entre dólares e barras. O chamado quase-padrão-ouro duraria até 1973, com todas as definições que ligam o dólar ao ouro removidas em 1976. No entanto, de fato, o sistema do padrão-ouro foi eliminado pelo governo britânico em 1931, com os EUA o seguindo dois anos mais tarde.

O artigo do New York Tribune circulou na página r/CryptoCurrency do Reddit no sábado, onde recebeu consideráveis ​​votos positivos. Embora Satoshi Nakamoto nunca tenha mencionado Henry Ford em postagens de fóruns online, alguns usuários do Reddit especularam que o criador do Bitcoin pode ter sido influenciado pelo falecido industrial. Outros, brincando, disseram que Satoshi era na verdade a reencarnação de Ford, dada a aparente crença deste último na reencarnação.



SAM BOURGI

Fonte: https://cointelegraph.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com vocę.

Sitevip Internet