Notícias / Binance é investigada por manipulação de mercado nos EUA, diz Bloomberg

Binance é investigada por manipulação de mercado nos EUA, diz Bloomberg

Publicado em 18/09/2021 às 17:56

CEO da corretora reagiu à notícia no Twitter


Mais uma vez a Binance entrou na mira dos reguladores norte-americanos que investigam agora uma suposta manipulação de mercado e uso de informações privilegiadas em negociações feitas pela Binance Holdings Ltd.

A informação revelada na Bloomberg na noite de sexta-feira (18) partiu de fontes familiarizadas ao assunto que pediram anonimato por se tratar de uma investigação confidencial. 

Segundo a reportagem, oficiais da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) estão tentando descobrir se a equipe da Binance tirou proveito da sua visão privilegiada do mercado para lucrar, negociando com pedidos de clientes antes de executá-los.

Nas últimas semanas, os oficiais têm procurado possíveis testemunhas para colaborar com as investigações.

A acusação foi rebatida por um porta-voz da Binance que disse à Bloomberg que a empresa adota uma política de “tolerância zero” sobre o uso de informações privilegiadas, e um “código de ética estrito” para prevenir qualquer conduta de seus funcionários que prejudique os clientes e a indústria cripto em geral.

O porta-voz apontou ainda que a própria exchange possui uma equipe de segurança interna para investigar irregularidades e responsabilizar os trabalhadores, com a demissão sendo a repercussão mínima.

Um representante do CFTC foi procurado pelo jornal, mas preferiu não comentar o caso.


Binance na mira dos reguladores

Essa não é a primeira vez que o CFTC, órgão americano responsável por regular bancos e mercado de ações, busca indícios de atuação irregular da Binance no país. Em março, os reguladores abriram uma investigação para descobrir se a corretora estava permitindo aos americanos a compra e a venda de derivativos, um serviço que não tem autorização para oferecer na região. 

Dois meses depois, a Binance passou a ser investigada também pela Receita Federal dos Estados Unidos (IRS) e o Departamento de Justiça. Na ocasião, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, disse que a empresa colaborou com as autoridades para punir os maus atores do mercado.

Assim que a notícia da nova investigação começou a circular na noite passada, CZ voltou ao Twitter para deixar uma mensagem para a comunidade: “Não se distraia com o barulho”.

 

 

Nos últimos meses, autoridades do mundo inteiro têm feito alertas sobre a suposta atuação irregular da Binance em seus territórios, levando a exchange a implementar uma série de mudanças para agradar os reguladores. 

A corretora reduziu em 97% o limite de saque de contas com verificação básica, colocando fim ao anonimato na plataforma. Pouco tempo depois, passou a obrigar que todos os clientes fizessem a verificação intermediária para ter acesso aos serviços.

A exchange também diminuiu a alavancagem oferecida aos clientes e proibiu a negociação de derivativos em diversos países, incluindo o Brasil.

 



Saori Honorato

Fonte: https://portaldobitcoin.uol.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet