Notícias / Samy Dana quebra o silêncio sobre Bitcoin e faz nova crítica

Samy Dana quebra o silêncio sobre Bitcoin e faz nova crítica

Publicado em 14/09/2021 às 16:57

Para o economista, vida em El Salvador não vai ser fácil por causa da volatilidade da criptomoeda


O economista Samy Dana voltou a falar sobre o Bitcoin em um artigo publicado na manhã de segunda-feira (13) no site da Jovem Pan. Dana tratou sobre a adoção da criptomoeda como moeda de curso legal por El Salvador e suas consequências, e deu sua opinião com a seguinte premissa: “Depois de adotar o Bitcoin, El Salvador vive o caos”.

O tradicional crítico do ativo vinha mantendo silêncio nos últimos meses — desde que o Bitcoin passou a bater diversos recordes de preço em dólar e em real.

No texto, Dana faz um resumo sobre o assunto, citando os problemas enfrentados acerca do aplicativo Chivo, carteira de BTC oficial lançada pelo governo salvadorenho; e também da queda de 15% na cotação da criptomoeda no dia de sua adoção oficial pelo país da América Central.

Dana cita também os protestos de cidadãos em desfavor da empreitada iniciada pelo presidente do país, Nayib Bukele, e efetivada em 7 de setembro.

Por outro prisma, o economista viu a economia do cidadão das taxas sobre remessas internacionais — segundo ele, de cerca de 12% — que parentes fora de El Salvador pagam para enviar dinheiro a suas famílias.

“Usando bitcoins, o dinheiro entra direto na carteira da pessoa beneficiada, sem o pagamento de taxas e o incremento desses quatrocentos milhões em tese beneficia a economia”, disse Dana

Contudo, o ponto negativo citado por ele é que “usar um ativo de risco como moeda faz com que o valor recebido mude o tempo todo. Se está subindo, melhor, mas se cai, a quantia transferida pode chegar bem menor”.

Para Dana, trata-se de “um problema não só para a população como para o comércio, que, aceitando bitcoin nos pagamentos, pode ter prejuízo em um momento de baixa”.

Ele concluiu acrescentando que “o tempo dirá se o experimento deu certo ou não, mas não vai ser fácil ter uma economia baseada numa moeda tão volátil”.


Samy Dana e Bitcoin

Dana é um crítico de longa data do maior ativo virtual do mundo e ocasionalmente sai de cena quando o assunto é a valorização do Bitcoin. Quando o momento do mercado lhe permite, ele tacha a criptomoeda de ‘bolha’, como no fim de 2018: “O Bitcoin não foi a primeira e nem será a última bolha”, disse ele na ocasião em que o mercado cripto desabava.

Em 2019, por exemplo, sobre investimentos em bitcoin, uma frase dele ganhou destaque nos noticiários quando disse que se uma pessoa possui estômago e estudo o suficiente para afirmar “isso vai subir”, então pode ser uma aposta.

Mais recentemente, em março deste ano, Dana e o apresentador Dony De Nuccio fizeram um programa explicando os prós e contras dos investimentos no mercado de criptomoedas. Na época, MicroStrategy, Tesla e Square já estavam apostando suas primeiras fichas no Bitcoin, o que teria, segundo o economista, endossado a atenção ao bitcoin e até a outros criptoativos.
Wagner Riggs 

Fonte: https://portaldobitcoin.uol.com.br

Subir

Newsletter

Assine nossa newsletter.
Queremos muito manter contato com você.

Sitevip Internet